D. José Cordeiro sublinha a importância para a diocese desta centro que para já funciona dois dias por semana mas com planos para alargar o âmbito no futuro.
Sacerdotes têm "de ser genuínos"
Unidades pastorais arrancam em Bragança-Miranda
Abre portas esta sexta-feira, em Bragança, o novo Instituto de Estudos Pastorais. A nova escola teológica vai ajudar a formar os leigos e o clero da diocese e o bispo D. José Cordeiro não tem dúvidas da importância que terá na região. Sacerdotes têm "de ser genuínos"
Unidades pastorais arrancam em Bragança-Miranda
“Vem justamente para ser uma formação sistemática, organizada, ao nível do aprofundamento da fé, ao nível a partir da ciência teológica, da pastoral, da espiritualidade, de todas as dimensões que contemplam a vida de uma Igreja, como é o caso de uma diocese como a de Bragança-Miranda”.
O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais é um sonho antigo da Diocese. Abre com 38 formandos e é uma janela de esperança na evangelização do Nordeste Transmontano: “Temos muita esperança neste instituto. Para já funciona ao nível diocesano mas que no futuro pensamos fazer parcerias e filiações com outras instituições académicas para que seja mais credível e certificada esta formação que para já funciona dois dias por semana, sexta e sábado, que é proposto para todos os ministérios na diocese e candidatos ao diaconado permanente.”
O Instituto vai funcionar em Bragança, mas é desejo de D. José Cordeiro estende-lo a toda a Diocese através dos arciprestados: “Para ser mais fácil o acesso a muitas pessoas que têm vontade de melhorar os seus conhecimentos bíblicos, pastorais, teológicos, espirituais, históricos, sobretudo num diálogo muito aberto e franco da fé com a cultura contemporânea”.
O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais abre esta sexta-feira em Bragança vai ajudar a formar os agentes pastorais da Diocese.
por Olímpia Mairos
in:RR
Sem comentários:
Enviar um comentário