Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Lar da LEQUE abre em Novembro

No próximo mês deverá abrir o Lar Residencial para pessoas com deficiência em Alfândega da Fé.O projecto da associação LEQUE surge da transformação de uma parte do antigo edifício do Centro de Saúde da vila.
O equipamento vai disponibilizar 30 vagas, mas nem todas vão ser ocupadas de imediato.“Inicialmente só vamos abrir para 10 vagas porque ainda não temos todo o edifício concluído, pois as obras estão um bocadinho atrasadas”, refere a presidente da associação LEQUE, acrescentando que “já temos muitas inscrições de todo o país”.
Ainda assim, ressalva que “há um problema com que as famílias se debatem que é o facto de neste momento nós não termos acordo com a Segurança Social, as comparticipações das famílias são muito baixas e a mensalidade do lar é um bocadinho mais elevado do que as suas pensões”.
Por isso, “vamos ter uma dificuldade que temos de reflectir na instituição para fazer face a essas dificuldades das famílias e garantir a auto-sustentabilidade de associação”, acrescenta.
Celmira Macedo explica as vantagens deste equipamento para as famílias com crianças com necessidades especiais dizendo que “a maior parte dos adultos com deficiências regressa a casa das escolas e as famílias já estão idosas o que vai permitir ao pais ter uma velhice mais sossegada tendo os filhos aqui connosco”. Mas além do alojamento, esta resposta social permite ainda o acesso a “respostas ao nível da reabilitação que é muito importante para esta população”.
As obras de requalificação do edifício custaram cerca de 50 mil euros financiados pelo Prémio Manuel António da Mota que a associação LEQUE ganhou em Dezembro do ano passado.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário