Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

MULHERES DAS NOSSAS ALDEIAS


Seres humanos maravilhosos, a base da nossa vida, a alma dos nossos sorrisos, a verdadeira base da sustentabilidade rural, onde os valores maternos são eternos e omnipresentes. 

Mulheres de mãos rugosas, provocadas pelo frio do inverno e pelas tempestades da vida. Mãos suaves que acariciam o rosto dos filhos, a face dos maridos, o cabelo dos pais e os dias dos vizinhos.

Mulheres de olhar genuíno, onde cada palavra é sentida pelo coração e autenticada pela verdade de um olhar. 

Mulheres lutadores que podam as vinhas, apanham os cereais, cuidam do gado, cuidam da horta, limpam a casa, cozinham o que comemos, fazem a cama onde nos deitamos e ainda tratam dos filhos, do marido e de todos os que nos rodeiam.

Mulheres das nossas aldeias, lindas por fora, belas por dentro, mulheres que amo e me encantam, mulheres que representam a essência da nossa essência, mulheres da nossa vida, mulheres.

Mulheres desprezadas mas nunca esquecidas, ao longo de muitos anos colocadas para lá normalidade da vida, mas que sempre foram a verdadeira verdade, mulheres que resistiram e quase sempre sorriram, mulheres que espancadas aguentaram esperançadas, mulheres que mal amadas nunca deixaram de amar, mulheres belas e surpreendentes. 

Mulheres, de filhas a namoradas, de mães a esposas, fizeram o mundo, um mundo melhor, onde sem este amor de mulher certamente este território global não passaria de um enorme e gigante glaciar. 

Mulheres, a essência da nossa essência. 

Fotos: Rui Pires
Texto: Paulo Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário