Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Torre de Moncorvo: Ambientalistas pedem suspensão da exploração mineira experimental por causa dos morcegos


Quatro associações ambientalistas pedem a suspensão da exploração experimental de minério de ferro em Torre de Moncorvo devido à inexistência de estudos sobre a salvaguarda das colónias de morcegos existentes nos túneis das minas.
"A exploração experimental de minério não está sujeita a estudos de incidência ambiental, valorização ambiental, ou outro tipo de avaliações, o que resulta numa ação muito precipitada, sem haver os cuidados mínimos, ao nível da conservação dos valores naturais" o o ambientalista da Quercus Nuno Sequeira.
Em comunicado conjunto, as associações ambientalistas Quercus, LPN, Fapas e GEOTA manifestaram hoje "profunda indignação" pelo papel "completamente passivo” do Ministério do Ambiente, ao não impor medidas de minimização e compensação
Os ativistas criticaram igualmente a “total ignorância” do Ministério da Economia face à necessidade de cuidados ambientais numa operação desta natureza.
"Não estamos a defender que os trabalhos devem ser parados definitivamente. Aquilo que dizemos é que os trabalhos devem ser suspensos. Antes de os projetos avançarem, deveria haver um Estudo de Impacto Ambiental que revele algumas pistas para serem aplicadas medidas de minimização", acrescentou.
As organizações sublinham que "as diferentes espécies de morcegos existentes nestes abrigos estão protegidas pela legislação nacional e internacional e devem ser devidamente conservadas".
"O efeito do desaparecimento destas colónias no efetivo populacional destas espécies em Portugal poderá agravar consideravelmente o seu estatuto, já tão ameaçado, sendo que duas das espécies em questão se encontram já em perigo de extinção", frisão.
Nesta fase experimental de exploração de depósitos de minério de ferro em Moncorvo, a empresa concessionária MTI vai investir 12 milhões de euros, relativos a estudos de viabilidade do projeto, incluindo estudos de impacte ambiental, económico e social.
De acordo com o previsto no contrato celebrado com o Estado português, a MTI provisionou para esta fase, como garantia da execução do projeto mineiro, uma caução de 1,2 milhões.
A MTI tem agora um período de quatro anos para definir a viabilidade técnico-económica e ambiental da exploração e efetuar os estudos de pré-viabilidade e de viabilidade do projeto.
A empresa irá entregar, em breve, o plano detalhado para a execução dos trabalhos previstos para estes quatro anos. 

2 comentários:

  1. Sabia que os morcegos são animais muito úteis ?
    Entre outras coisas uma colónia presta um importante serviço ao comerem cerca de 6 mil toneladas de insetos em um ano.
    Calcula-se que cada morcego coma cerca de 300 insetos por hora.
    Ao comerem os insetos que prejudicam as culturas agrícolas, os morcegos ajudam a reduzir os custos de produção.
    Os morcegos são polinizadores de plantas e dispersores de sementes.

    ResponderEliminar
  2. Em Portugal Continental, existem 24 espécies de morcegos, das quais nove estão em perigo de extinção, e todas estão protegidas por lei.

    ResponderEliminar