Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Alunos portugueses e espanhóis reunidos em Miranda do Douro


Ontem foi dia de festa para mais de 90 alunos portugueses e espanhóis com idades entre os 3 e os 16 anos, que se juntaram na Escola Básica de Miranda do Douro, vindos de Vinhais e Miranda do Douro, do lado português, e de Morales del Vino, Zamora, do lado espanhol. 
Esta foi mais uma iniciativa no âmbito do programa do intercâmbio escolar “Conhecendo-nos” financiado pelo AECT, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero – Douro que se realizou pelo 4 ano consecutivo. 
O objectivo é a aproximação dos estudantes dos dois lados da Fronteira.Para o director geral deste programa, José Luis Pascual, esta é uma prova de que, apesar das dificuldades, há oportunidades neste território transfronteiriço.
O alcaide de Morales del Vino e Vice-Presidente da Deputación Provincial de Zamora, José María Barrios, recorda o tempo em que era criança e a fronteira não permitia que as pessoas dos dois lados convivessem. Para as crianças que vieram de Espanha, a grande dificuldade continua a ser a língua. Se as portuguesas, mostram mais facilidade em entender os pequenos espanhóis, a verdade é que também são mais reservados, pelo menos ao microfone.
No fim foi apresentada uma peça teatro em mirandês pelos alunos da escola EB1 de Miranda do Douro.
O próximo encontro está marcado para o dia 9 de Abril, mas aí serão os portugueses a ir ao outro lado, a Morales del Vino.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário