Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Torre de Moncorvo: “Incorreções” na segurança laboral da barragem do Sabor, mas sem "perigo iminente"


O inspetor-geral da Autoridade para Condições do Trabalho (ACT) avançou que foram detetadas "algumas incorreções", no que respeita à segurança dos trabalhadores que operam nas obras da barragem do Baixo Sabor, mas sem situações de "perigo iminente".
"Tem de continuar a existir uma monitorização detalhada e contínua, em termos de segurança no trabalho, já que por vezes o ‘diabo' encontra-se nos detalhes. Por esse motivo, é necessário aprimorar detalhes", disse Pimenta Braz.
Em declarações a propósito da ação inspetiva que a ACT fez hoje ao estaleiro de construção do aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo, o responsável acrescentou que é igualmente necessário intensificar a coordenação de segurança em toda frente de trabalho e estaleiro.
Nas obras de construção do empreendimento hidroelétrico já morreram dois trabalhadores em acidentes de trabalho, o primeiro em outubro de 2012 e o segundo em janeiro de 2013, tendo ocorrido cinco outros acidentes de trabalho graves, avançou a ACT, a propósito desta ação inspetiva.
"Depois destas mortes lamentáveis, há outros cuidados de segurança e não verificamos, no decurso da ação inspetiva, situações de perigo iminente. Se não, teríamos de imediato de suspender trabalhos, situação que não se verificou", frisou Pimenta Braz.
A ação inspetiva ao estaleiro de construção do aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor, hoje efetuada, teve como objetivo verificar as condições de segurança das frentes de trabalho, bem como o cumprimento das obrigações em termos das relações de trabalho. 
Na frente de obra laboram cerca de 1600 trabalhadores.
O dono de Obra é a EDP - Gestão de Produção de Energia, SA. Como entidades executantes estão o Baixo Sabor - Bento Pedroso e Lena Construções ACE e Andritz Hydro, estando a coordenação de segurança em obra a cargo de Tabique, Engenharia, Lda.
A albufeira principal deverá começar a encher no final deste ano, segundo as previsões iniciais do projeto que faz parte do Plano Nacional de Barragem.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário