Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Professores com mestrado excluídos de concurso aberto pelo Ministério da Educação


Há mestrados direccionados para o ensino, que estão a ser ministrados no Instituto Politécnico de Bragança, que não conferem habilitações aos docentes para se candidatarem a concursos abertos pelo Ministério da Educação. 
O problema é transversal aos mestrados de Bolonha ministrados por politécnicos e também por algumas universidades do País.
Esta situação está a indignar alguns docentes que foram excluídos do último concurso extraordinário aberto pelo Ministério. Antero Freitas é um dos professores que se sente lesado e não entende a atitude do Governo. “O problema e a gravidade da situação é que os mestrados, por despacho estão homologados e autorizados a funcionar e por força da lei deveria ter sido criada uma portaria em que fossem criados os grupos de recrutamento para este tipo de mestrados. Só que isto é gravoso. 
As pessoas investiram o seu dinheiro, tiraram os mestrados, fizeram as práticas pedagógicas e continuamos na mesma. Este impasse e esta falta de legislação faz com que nós não possamos concorrer”, lamenta o docente.Esta situação já se arrasta há mais de cinco anos. 
Antero Freitas diz-se cansado de lutar para que a situação seja resolvida. “Estou a tentar criar todo o tipo de mecanismos para conseguir que a situação se resolva, porque para além do concurso de vinculação extraordinário vai haver um outro concurso externo, que só ocorre a cada quatro anos, e isto é gravoso, porque inclusive no último concurso que houve há quatro anos a situação já poderia e deveria estar resolvida e não estava, e para o grupo de espanhol houve professores a entrar apenas com o exame DELE - Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira, quando havia pessoas com este tipo de mestrados que ficaram impossibilitados de concorrer”, denuncia Antero Freitas.
O problema é reconhecido pelo presidente do IPB. Sobrinho Teixeira garante que tem pressionado o Governo para resolver a situação, mas até agora sem efeito.“Do ponto de vista da pressão política sinceramente penso que não era possível fazer mais. 
Desde reuniões com dois ministros, com a própria Assembleia da República. Procurámos fazer tudo para que aquilo que nos parece que é a implementação correcta da legislação assim acontecesse, mas a resposta que tivemos foi sempre estaria a ser avaliado o sistema como um todo e só nessa altura é que este problema seria equacionado. E é uma situação de injustiça face àquilo que foram os compromissos de então do próprio Ministério para com as instituições de ensino superior”, afirma Sobrinho Teixeira.
Entretanto, o Sindicato dos Professores da Zona Norte alertou, na semana passada, o Ministério da Educação para a necessidade de resolver este problema com urgência.
O dirigente do SPZN em Bragança, Manuel Pereira, espera receber uma resposta do Ministério antes da abertura dos próximos concursos, prevista para o final do mês.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário