Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Trás-os-Montes - Associação local impulsionou criação de cem novos postos de trabalho


Uma associação de apoio ao desenvolvimento rural de Bragança, a Corane, impulsionou, em três anos, a criação de mais de uma centena de postos de trabalho e um investimento superior a dez milhões de euros em pequenos projectos associados ao turismo, cultura e agricultura.
Os dados foram divulgados pela Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina (Corane) e dizem respeito a 88 projectos desenvolvidos em quatro concelhos do Nordeste Transmontano: Bragança, Vinhais, Miranda do Douro e Vimioso.
Os projectos dizem respeito a candidaturas aprovadas entre os anos de 2010 e 2013. «São pequenos projectos desenvolvidos no espaço rural que fazem toda a diferença e efectivamente ajudam a fixar a população», adiantou a coordenadora da Corane, Luísa Pires.
A maioria do investimento foi feita em microempresas, seguindo-se actividades turísticas e de lazer, conservação e valorização do património, serviços básicos para a população e diversificação de actividades agrícolas.
A Corane é uma associação para captação de fundos comunitários para projectos de desenvolvimento rural que conseguiu um reforço financeiro para os quatro municípios que representa devido à nota positiva dada aos resultados obtidos até agora.
A coordenadora explicou que a prioridade dos fundos comunitários foi direccionada para o «investimento produtivo, isto é para a dinamização do sector económico, que possa gerar riqueza, criar postos de trabalho, efectivamente contribuir para a fixação da população».
A associação está já a analisar novas candidaturas de mais 98 promotores e «cujos resultados serão conhecidos em breve».
Os projectos em análise representam «um investimento superior a 12 milhões de euros e excedem em mais do dobro a disponibilidade de comparticipação existente», pelo que os responsáveis da associação antecipam que na próxima leva o investimento total deverá ficar pouco acima de cinco milhões de euros.
Até ao momento, os projectos já financiados envolveram sete milhões de euros a fundo perdido através do PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural. Metade dos projectos está já executada, enquanto os restantes projectos têm obrigatoriamente de ficar concluídos até ao final de 2014.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário