Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Concerto de Tributo a Ravi Shankar - Recital de música da Índia - Sitar - Museu Abade de Baçal

Ravi Shankar é o músico clássico indiano mais famoso, e aquele que mais divulgou a música da Índia no Ocidente. Enquanto adolescente, participou na companhia de dança e música do seu irmão Uday, em várias tournées por cidades da Europa. Depois de abandonar este projecto, dedicou-se por completo ao estudo da sitar, com o guru Allahudin Khan, estabelecendo o seu nome na Índia; Ravi Shankar começou a divulgar a sitar desde os anos de 1950 na Europa e América.
A sua acção tem sido verdadeiramente imensa e diversificada: música para filmes – indianos e ocidentais - música de sitar com orquestras ocidentais, música para ballet, sitar com electrónica, sitar com música contemporânea, … e um número incalculável de gravações de estúdio e ao vivo. Da longa vida deste músico genial, destaca-se a aproximação de George Harrison – que se tornou seu aluno - e a participação nos míticos festivais pop de Monterey, em 1967, e Woodstock, em 1969. A sua divulgação como embaixador da milenar cultura indiana atingiu outros orientes, como foi o caso de um recital no Kremlin, e outras participações com músicos japoneses de koto e shakuhashi. Como se tudo isso não bastasse, criou uma legião de alunos/discípulos – com destaque para a sua filha Anoushka -, dentro e fora da Índia, e estabeleceu centros de estudo da música indiana; em 1997, criou a Ravi Shankar Foundation, em Los Angeles, e um centro em New Delhi, ambos financiados pelos seus recitais e edições de discos. O seu falecimento em 2012 deixa um vazio, e um legado intemporal.
Franklin Pereira começou a aprender sitar na Índia em 1981, em Poona; continuou em Benares, em 1982, 1983 e 1985. Em 1989 e 2004, voltou a Poona para mais aulas de sitar; nesta última data também teve aulas de rudra veena. Em 2007 e 2008, regressou a Poona, tendo ainda aulas de sitar na cidade de Sangli. Desde 1983 que toca em Portugal, a solo ou acompanhado.
Neste recital – que inclui uma palestra sobre a vida e obra de Ravi Shankar - será interpretado um tema clássico, em sitar.

Data: 02 de Novembro
Preço: 5,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário