Ravi Shankar é o músico clássico indiano mais famoso, e aquele que mais divulgou a música da Índia no Ocidente. Enquanto adolescente, participou na companhia de dança e música do seu irmão Uday, em várias tournées por cidades da Europa. Depois de abandonar este projecto, dedicou-se por completo ao estudo da sitar, com o guru Allahudin Khan, estabelecendo o seu nome na Índia; Ravi Shankar começou a divulgar a sitar desde os anos de 1950 na Europa e América.
A sua acção tem sido verdadeiramente imensa e diversificada: música para filmes – indianos e ocidentais - música de sitar com orquestras ocidentais, música para ballet, sitar com electrónica, sitar com música contemporânea, … e um número incalculável de gravações de estúdio e ao vivo. Da longa vida deste músico genial, destaca-se a aproximação de George Harrison – que se tornou seu aluno - e a participação nos míticos festivais pop de Monterey, em 1967, e Woodstock, em 1969. A sua divulgação como embaixador da milenar cultura indiana atingiu outros orientes, como foi o caso de um recital no Kremlin, e outras participações com músicos japoneses de koto e shakuhashi. Como se tudo isso não bastasse, criou uma legião de alunos/discípulos – com destaque para a sua filha Anoushka -, dentro e fora da Índia, e estabeleceu centros de estudo da música indiana; em 1997, criou a Ravi Shankar Foundation, em Los Angeles, e um centro em New Delhi, ambos financiados pelos seus recitais e edições de discos. O seu falecimento em 2012 deixa um vazio, e um legado intemporal.
Franklin Pereira começou a aprender sitar na Índia em 1981, em Poona; continuou em Benares, em 1982, 1983 e 1985. Em 1989 e 2004, voltou a Poona para mais aulas de sitar; nesta última data também teve aulas de rudra veena. Em 2007 e 2008, regressou a Poona, tendo ainda aulas de sitar na cidade de Sangli. Desde 1983 que toca em Portugal, a solo ou acompanhado.
Neste recital – que inclui uma palestra sobre a vida e obra de Ravi Shankar - será interpretado um tema clássico, em sitar.
Data: 02 de Novembro
Preço: 5,00€
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário