Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vinhais - Castanha atrai milhares de visitantes a Trás-os-Montes

A castanha é motivo de festa e de negócio durante os dias 25, 26 e 27 de Outubro no concelho transmontano de Vinhais, um dos maiores produtores nacionais, que aguarda a visita de «entre 30 a 50 mil visitantes» durante três dias.
A Festa da castanha, a Rural Castanea, começa sexta-feira (25 de Outubro) e prolonga-se até domingo com 120 expositores, entre produtores, empresas, colheitas de Outono diversos produtos regionais e a gastronomia ligada à castanha.
Do programa da festa constam também outras actividades como passeios de charrete, prova de perícia equestre, o «Tour da Castanha» em bicicleta todo-o-terreno ou um desfile de moda alusivo à castanha a cargo que envolve as crianças das escolas do concelho.
«Acreditamos que preparamos um conjunto de temas e actividades que vão trazer gente de todo o lado», disse Carla Alves, da organização do evento, que se repete há oito anos, a cargo da Câmara Municipal.
Vinhais é, na Terra Fria Transmontana, dos maiores produtores de castanha, comercializando entre 13 a 15 mil toneladas por ano, e está apostado em fazer deste um produto emblemático do concelho idêntico àquele que é há décadas o mais conhecido: o fumeiro regional.
Em época de crise, a organização aumentou e oferece gratuitamente o espaço aos expositores, poupando no cartaz de espectáculos, com a animação a cargo de grupos tradicionais ou artistas da terra.
A apanha da castanha está atrasada, mas não faltarão «quentes e boas» nos próximos três dias, nomeadamente as oferecidas no magusto em volta do maior assador do mundo capaz de servir sete mil pessoas de uma rodada.
A organização reservou duas toneladas de castanha para este fim, mas este ano o assador funcionará com horário fixo, fora do qual quem quiser comer castanha assada pode comprar no recinto da festa.
O programa incluiu ainda o concurso da castanha, o magustão da Família do Tio João, um conhecido programa de rádio regional, programas na televisão e mais um encontro da Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais.

Café Portugal/Lusa
.

Sem comentários:

Enviar um comentário