Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ao Encontro da Semente - 15 a 17 de novembro de 2013

Vimioso - Casa da Cultura
Apresentação
A Casa da Cultura do concelho de Vimioso, espaço nobre das artes da região, é o palco do mais digno dos ofícios, a agricultura, materializada no património tradicional cultivado pelas suas gentes. O levantamento da diversidade hortícola e frutícola existente neste concelho, continuada e mantida pelos presentes agricultores, superou os desejos que a nossa imaginação tinha arquitectado. 
As propícias circunstâncias em que este longo trabalho se desenrolou revelaram contactos humanos estimulantes, incluindo o poder local, que desde o início acarinhou a ideia de estudarmos e darmos a conhecer o activo património agrícola que existe em contra-ciclo nestes tempos difíceis, em que se valoriza somente o nebuloso conceito de «modernidade», enredado em bastantes equívocos e em labirintos de onde muito poucos saem ilesos. O futuro reconhecerá porventura os benéficos efeitos práticos das actividades agrícolas, ditas de subsistência, que permanecem como marcos de identificação nos contextos rurais como o de Vimioso. 
O território do concelho encontra-se inserido na Terra Fria Transmontana, condicionado pelas linhas de água que provocam uma orografia acidentada, onde os rios Angueira e Maçãs, correndo paralelamente no sentido norte-sul, finalmente se fundem, delimitando o termo do concelho. 
Estes dois rios esculpiram a actual geografia, deixando ao longo das margens várzeas com aluviões, espaços dedicados a esmeradas hortas, encostas abruptas que mantêm olivais, amendoais e alguma flora espontânea, e também provocaram os planaltos onde se semeiam os cereais e onde abundam os lameiros, rodeados por sebes de freixo para sustento do gado. 
O amplo espólio que estará exposto na iniciativa Ao Encontro da Semente de 2013 traduz de forma substancial o que é cultivado neste extremo do território português, reflectindo também o ânimo sentido pelos agricultores e pelas agricultoras com as virtudes e benefícios das variedades que herdaram dos seus antepassados. Estes incansáveis hortelãos crêem igualmente na diferença alimentar que os produtos de sua lavra proporcionam e na autonomia que granjeiam, pilar essencial para a continuidade da diversidade vegetal nas hortas e campos deste país. 
A iniciativa Ao Encontro da Semente, para além de mostrar as espécies e consequentes variedades cultivadas na região, pretende proporcionar aos participantes uma experiência gastronómica de boa cepa. Como vem sendo hábito dos encontros anteriores, mantemos a preocupação de enveredar para a componente prática dos produtos cultivados e colhidos, pondo na mesa parte desse acervo e traduzindo-o em pratos de índole local.
Programa
Sexta - 15 de Novembro - Casa da Cultura de Vimioso
15:00 - Abertura da exposição. Visita dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso.

21:00 - Projecção de filme: Pierre Rabhi: em nome da terra, Documentário de Marie-Monique Dhelsing (França, 2013). Legendado em português - 1h40.

Sábado - 16 de Novembro - Casa da Cultura de Vimioso
09:00 - Recepção e inscrição de participantes.

09:30 - Sessão inaugural do encontro.

10:00 - Sessão de apresentações:

           - Apicultura biológica - Jorge Fernandes

           - A Oliveira Santulhana - Adrião Rodrigues

           - Queijo de cabra em modo de produção biológico - César Rodrigues

12:30 - Almoço.

15:00 - Apresentação do levantamento do património agrícola vegetal desde há muito cultivado no concelho de Vimioso - José Miguel Fonseca - Associação Colher para Semear

16:00 - Oficina prática de tracção animal - João Rodrigues - Associação Portuguesa de Tracção Animal.

18:00 - Degustação de produtos regionais.

18:30 - Visita à exposição e troca de sementes.

20:00 - Jantar.

21:30 – Magusto e Baile das colheitas com Las Çarandas 

Domingo - 17 de Novembro - Casa da Cultura de Vimioso 
Galerias - Mercado de produtos locais
09.30 - Oficina prática - Confecção de Cuscos 

10.30 - Oficina prática - Recolha e conservação de sementes

12:00 - Oficina prática – conservação de colheitas 

13:30 - Almoço.

15:30 - Mesa de Sábios Moderada por António Strecht

           - Conclusões.

17:30 - Encerramento do Encontro.
Exposições permanentes:
Herbário da Flora da Península Ibérica – Augusto Krause e Ana Gonzalez Garço. Pueblo de castellanos, Sanabria

Exposição da casa da cultura – Viagem ao mundo rural, valorizar mãos que trabalham. Marcel Saudreau.
Informações
A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia através dos endereços:

aldeiamail@gmail.com

colherparasemear@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário