Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

REGRESSO AO VELHO LAR

S. Pedro Velho é uma das freguesias da parte norte do concelho de Mirandela, na margem direita do rio Tuela (afluente do rio Tua) e tem-se destacado por algumas iniciativas singulares. Assim, a «Festa dos Morangos e do Vinho», no início de Maio, já teve cinco edições. Os agricultores que se dedicam à produção de morango estão satisfeitos com o pecúlio amealhado em cada safra. A produção do azeite também é interessante, com o lagar do Amândio Santos. É este mesmo empresário que, na sua padaria, confecciona do melhor pão centeio de Trás-os-Montes e da melhor bôla calcada. Recentemente, a sete de Setembro, a junta de freguesia local e a Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, com apoio do Município inauguraram o Lar de Idosos de S. Pedro Velho que vai servir a população idosa daquela área.

O «Boletim informativo», em formato de revista bem conseguida, de Julho, da Santa Casa da Misericórdia, noticiava o facto, inserindo um texto original e assinado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Pires, sobre a emoção sentida pelo «Ti António», a viver no Porto, prestes a regressar ao chão que o viu nascer e que transcrevemos: «(…) – Então, quando é que abre o Lar? – Ó “Ti António”,está quase, (…). Mas diga-me, o senhor está tão bem, com os seus filhos, porquê essa vontade de voltar? Olhou para mim (…) e mandou-me sentar, ali no banco do jardim. – Quero voltar, porque quero ouvir as carroças a passar ainda de noite. Quero jogar uma “suecada” com o meu parceiro de sempre aqui no jardim. Quero, sempre que me apetecer, entrar na minha casa, onde partilhei 50 anos de felicidade com a minha mulher, onde vi crescer os meus filhos. Quero cheirar o pão do Amândio, molhar a côdea no azeite, quando o lagar estiver a laborar. Quero ao domingo ouvir o sino chamar por mim, poder ajoelhar na igreja, no meu lugar de sempre, (…). Quero poder visitar a minha amada no cemitério sempre que bater a saudade de, falar, desabafar. (…)». Como diz um sábio provérbio: até as folhas das árvores, quando caem, procuram as suas raízes.

Jorge Lage
in:jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário