Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Soeima ergue marco histórico inédito no País

Aldeia do concelho de Alfândega da Fé tem o único símbolo público de homenagem a S. Damião de Molokai.
A aldeia de Soeima, no concelho de Alfandega da Fé, é a primeira localidade do País a ter um símbolo público de homenagem a S. Damião de Molokai. Trata-se de uma via-sacra ao ar livre, com a representação da vida de Jesus Cristo, acompanhada de frases para meditação, da autoria do patrono espiritual dos leprosos e marginalizados. 
A via Sacra foi inaugurada, anteontem, durante as comemorações da Festa de Santa Luzia nesta aldeia. 
A ideia partiu do fundador em Portugal da Associação Mãos Unidas Padre Damião, natural de Soeima. Além da homenagem ao mártir, Mário Nogueira espera que esta via-sacra sirva para transmitir a mensagem de S. Damião de Molokai. “Quisemos trazer para cá esta referência para renovar este espírito de doação aos outros, que caracteriza o Padre Damião e reviver o seu testemunho heroico nos dias de hoje”, salienta.
Na inauguração da via-sacra esteve o bispo da diocese Bragança-Miranda. Dom José Cordeiro salienta que o padre Damião é uma referência mundial e que por isso é importante trazer a sua mensagem também para o Nordeste Transmontano.
“O padre Damião chamou à atenção do mundo inteiro que com pouco é possível fazer muito desde que as mãos se unam e acontece o milagre da partilha, da fraternidade e da inclusão dos excluídos”, considera o bispo diocesano. 
As 14 estações da Via-sacra foram construídas em peças individuais de granito com 1,80 metros de altura. Foi ainda construída uma peça um pouco maior, também de granito com o resumo da biografia do Padre Damião. 
A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé. A presidente do município, Berta Nunes, acredita que Soeima tem agora mais motivos para atrair turistas à aldeia. “Precisamos de reverter este ciclo de despovoamento dos nossos territórios e temos que encontrar polos de atracção que possam também trazer pessoas às nossas aldeias”, realça a autarca.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário