sábado, 18 de outubro de 2014

Bragança - Bons vinhos e petiscos na Feira da Caça, Pesca e Castanha

A Norcaça, Norpesca e Norcastanha, feira que promove há 13 anos os principais produtos de Bragança, vai juntar de 30 de Outubro a 2 de Novembro à Caça, Pesca e Castanha os vinhos de Trás-os-Montes. Umas das novidades deste ano é a oferta de «vinho a copo» de todas as variedades.

A Norcaça, Norpesca e Norcastanha, foi apresentada publicamente a 17 de Outubro com a novidade de que vai dar destaque nesta edição ao sector vitivinícola com vários momentos à volta dos vinhos que se produzem nesta região.

A gastronomia continua a ser também protagonista no evento que este ano reúne chefes de cozinha para mostrarem como se confeccionam iguarias com os produtos em destaque «aos milhares de visitantes» esperados de Portugal e Espanha.

A feira internacional do norte é organizada pela Câmara de Bragança, em parceria com entidades ligados aos sectores em destaque e decorre no pavilhão da associação empresarial de Bragança.

A caça, pesca e castanha «representam um importante valor económico na região», como realçou o presidente da Câmara, Hernâni Dias, destacando o papel da castanha.

Segundo indicou, os dados mais recentes apontam para um movimento na ordem de 50 milhões de euros por ano, nesta zona da Terra Fria Transmontana, onde se concentra 75% da produção nacional deste fruto seco.

Como observou o autarca, «praticamente em todas as aldeias do concelho há pessoas que produzem castanha, o que significa que há uma injecção de dinheiro em praticamente todos os agregados familiares que representa seguramente um bom contributo para o orçamento familiar».

As doenças como o cancro, a tinta ou a vespa das galhas do castanheiro estarão em debate no VII Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha, que integra o programa da feira.

A caça e as oportunidades do próximo quadro de apoio são também tema para discussão em mais um evento da feira.

Do programa consta ainda demonstrações e concursos alusivos aos temas do certame, passeios de carros antigos ou a pé pelos soutos da região ou uma maratona em bicicleta todo-o-terreno.

Por altura da feira será também inaugurada uma exposição de fotografia de Georges Dussaud com 45 trabalhos realizados pelo fotógrafo na apanha da castanha e que ficará patente ao público no Auditório Paulo Quintela, no espaço com o nome do artista.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário