Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Director do Agrupamento de Vimioso vê com bons olhos a concentração de alunos

A concentração de alunos na vila é vista com bons olhos pelo director do Agrupamento de Escolas de Vimioso. Serafim João diz que o encerramento das escolas do 1.º Ciclo nas aldeias é o reflexo da desertificação da região e defende que as crianças têm melhores condições de aprendizagem numa escola maior.
“Aqui no agrupamento têm acesso a uma série de serviços, a uma série de condições, que espalhados pelas aldeias não teriam, não teriam a hipótese de ter uma refeição condigna, um lanche condigno, um pequeno-almoço condigno, ter uma biblioteca condigna, e ter outras actividades que no conjunto eles sentem-se mais sociáveis, há um maior envolvimento de todos e o ensino e aprendizagem é mais positivo. 
As aldeias ficam sem crianças, mas é muito complicado ter numa aldeia duas ou três crianças que não podem conviver com 30,40 ou 50”, explica o director. O Agrupamento de Escolas de Vimioso tem perdido cerca de 10 alunos por ano, tendo actualmente um total de 265 estudantes. 
O director do agrupamento diz que vive diariamente alguns constrangimentos por falta de funcionários, mas reconhece que tem o número de assistentes operacionais de acordo com a lei. “Temos tido alguns constrangimentos na parte da secretaria, porque temos tido um ou outro funcionário que não está ao serviço e aí nota-se um ou outro constrangimento”, admite Serafim João. 
Há cinco anos à frente deste agrupamento, Serafim João diz que a mudança mais significativa foram as obras na escola sede, que custaram apenas 800 mil euros. “Com 800 mil euros renovou-se uma escola completamente e se calhar noutras escolas do distrito gastaram-se milhões de euros se calhar desnecessários, mas foram opções na época”, afirma o director do Agrupamento de Escolas de Vimioso. 
Estes são alguns dos temas abordados pelo director do Agrupamento de Escolas de Vimioso no Cinco Perguntas desta semana. 
A entrevista a Serafim João para ouvir hoje na Brigantia depois das notícias das 17 horas.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário