A entrada em circulação de novas notas de 10 euros pode contribuir para o aumento de burlas. Por isso, a GNR de Bragança está a levar a cabo acções de sensibilização junto da população.
Os militares da Secção de Programas Especiais da GNR esclarecem os idosos que vivem no meio rural, em acções porta-a-porta ou em sala, a pedido das juntas de freguesia. Foi o que aconteceu este fim-semana na aldeia de Nuzedo de Baixo, freguesia de Vale das Fontes, no concelho de Vinhais.
O Cabo José Rodrigues explica que “para as pessoas idosas o essencial não é conhecerem a nota, é as pessoas não se preocuparem por haver uma nota nova. As velhas continuam em funcionamento e não há necessidade de as trocar, elas serão recolhidas à medida que vão entrando banco.
O principal conselho é esse, se aparecer alguém para trocar as notas, isso é falso”. Atentos aos conselhos deixados pelos 4 agentes, alguns habitantes reconhecem algumas das práticas levadas a cabo pelos burlões.
É o caso de Hermínia Monteiro, de 71 anos, que já foi enganada. “Apareceram uns senhores e como falaram no patrão do meu marido eu deixei-os entrar e fui ao primeiro andar buscar o dinheiro”, só se apercebendo mais tarde do perigo que correu. A partilha de casos ajuda a esclarecer e permite que as populações que vivem mais isoladas e que com menos acesso a informação, tenham outros cuidados perante situações de perigo.
Estas acções de sensibilização promovidas pela GNR de Bragança, estendem-se até ao final de Outubro, nos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Bragança.
As sessões são também aproveitadas para deixar conselhos sobre os cuidados a ter na condução de tractores. Só nos últimos 15 dias morreram 3 pessoas na sequência de acidentes com estas máquinas agrícolas.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário