Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

GNR está a percorrer as aldeias para evitar burlas com as novas notas de 10 euros

A entrada em circulação de novas notas de 10 euros pode contribuir para o aumento de burlas. Por isso, a GNR de Bragança está a levar a cabo acções de sensibilização junto da população.
Os militares da Secção de Programas Especiais da GNR esclarecem os idosos que vivem no meio rural, em acções porta-a-porta ou em sala, a pedido das juntas de freguesia. Foi o que aconteceu este fim-semana na aldeia de Nuzedo de Baixo, freguesia de Vale das Fontes, no concelho de Vinhais.
O Cabo José Rodrigues explica que “para as pessoas idosas o essencial não é conhecerem a nota, é as pessoas não se preocuparem por haver uma nota nova. As velhas continuam em funcionamento e não há necessidade de as trocar, elas serão recolhidas à medida que vão entrando banco. 
O principal conselho é esse, se aparecer alguém para trocar as notas, isso é falso”. Atentos aos conselhos deixados pelos 4 agentes, alguns habitantes reconhecem algumas das práticas levadas a cabo pelos burlões. 
É o caso de Hermínia Monteiro, de 71 anos, que já foi enganada. “Apareceram uns senhores e como falaram no patrão do meu marido eu deixei-os entrar e fui ao primeiro andar buscar o dinheiro”, só se apercebendo mais tarde do perigo que correu. A partilha de casos ajuda a esclarecer e permite que as populações que vivem mais isoladas e que com menos acesso a informação, tenham outros cuidados perante situações de perigo. 
Estas acções de sensibilização promovidas pela GNR de Bragança, estendem-se até ao final de Outubro, nos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Bragança. 
As sessões são também aproveitadas para deixar conselhos sobre os cuidados a ter na condução de tractores. Só nos últimos 15 dias morreram 3 pessoas na sequência de acidentes com estas máquinas agrícolas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário