quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Municípios Transmontanos criam conselho estratégico para o desenvolvimento intermunicipal

A Comunidade Intermunicipal (CIM) de Trás-os-Montes aprovou, em reunião do conselho intermunicipal, a constituição do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal (CEDIM), do qual farão parte diversos organismos e instituições regionais.
"Trata-se de um conselho que é obrigatório para o funcionamento das Comunidades Intermunicipais", explicou  Duarte Moreno, membro da direção da CIM Terras de Trás-os-Montes.
Na reunião do conselho intermunicipal da comunidade nordestina, que hoje decorreu em Mogadouro, ficou decido quais os organismos que vão integrar o CEDIM, um "dossier" que ficará fechado até ao final da semana, segundo aprovaram.
Do novo Conselho farão parte entidades com o Instituto Politécnico de Bragança, Unidade Local de Saúde do Nordeste, Misericórdias, Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Comissão de Coordenação da Região Norte, Federações de Agricultura, entre outras entidades e organismos públicos representativos da comunidade transmontana.
"Este conselho tem como função dar apoio para que se possam traçar estratégias de futuro para o território da CIM transmontana", frisou.
Por outro lado, os nove autarcas que integram a CIM nordestina aprovaram o relatório final de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para os bombeiros, tais como fatos, capacetes e cógulas.
Abertura do procedimento para aquisição de botas e luvas de proteção foi hoje concluída em Mogadouro.
A distribuição destes equipamentos aos bombeiros de todo o país devia ter ocorrido antes da época crítica de incêndios, como tinha sido estabelecido num protocolo assinado em 2013, entre o Ministério da Administração Interna e as comunidades intermunicipais.
As CIM ficaram com a responsabilidade de lançar os concursos para a aquisição e para dotar as corporações de bombeiros de fatos, luvas, capacetes, botas e máscaras.
A CIM nordestina vai investir cerca de 103 mil euros (montante do concurso) na aquisição de EPI's.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário