Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 4 de outubro de 2014

O Baptizado

Aqui estou eu, sempre ao colo, da sempre amiga da casa, a Sara. 
…não quero que morras Sara! Não morro…meu lindo… ficamos sempre os dois, meu rei!
Mas um dia morreu, longe da aldeia… de doença incurável. Chorei copiosamente…dias e dias… acho que foi a primeira, dolorosa e grande perda da minha vida… outras vieram!
Aqui estou eu no dia do meu baptizado… feito cristão à força como se estivesse predestinado carregar uma pesada cruz que não escolhi.
Filho tardego… a mãe e o pai atrás de mim, no hábito de tantos batizados. O Sr. Machado e a Dª Arminda, junto da Sara… foram os padrinhos… eram os donos da casa onde as irmãs estudavam em Bragança, na Rua Abílio Beça, paredes meias com o Museu Abade Baçal. Os irmãos estão a seguir de fato domingueiro e o sorriso habitual para a fotografia a la minute.
Atrás estão dois carabineiros, convidados de honra por terem ajudado a recuperar os machos da lavoura quando foram roubados para Espanha.
… e eu não dei por nada… e aqui estou a escrever estas letras que não interessam a ninguém!
Mas já agora só mais uma coisinha. Eu estive quase, quase, para me chamar Óscar em homenagem ao Óscar Carmona que morreu no mesmo dia e no mesmo ano em que eu nasci.
Havia de me pesar para todo o sempre estar ligado pelo nome ao grande Ditador.
Salvou-me Santo António de seu nome Fernando! E assim foi, o garoto vai-se chamar Fernando, como Santo António!
Obrigado meu bom Santo!…
…e pronto desculpem estas coisinhas… coisas de idosos!

Fernando Calado

Sem comentários:

Enviar um comentário