Trás-os-Montes uma terra singular
De vez em quando encontro-me casualmente com um amigo que muito admiro, mais ainda por ser transmontano e ter muitas afinidades com os meus caprichos de publicista. Há tempos foi numa carruagem do Metro, agora foi na Rua do Crucifixo. O facto é que sinto prazer sempre que travo dois dedos de conversa com o poeta João de Deus Rodrigues, um conterrâneo da mesma província, nascido na freguesia de Morais, concelho de Macedo de Cavaleiros.
O assunto abordado andou à volta da festa de Nossa Senhora da Oliveira, que no 1º Domingo de Outubro se realiza em Morais, desta vez ficou sem a participação de um acostumado festeiro. Diz ser uma festa muito animada e concorrida, com majestosa procissão que sai da igreja paroquial passa pela capela da Senhora da Oliveira, percorre as ruas da aldeia e regressa à matriz. Com vários títulos publicados e premiados, do autor de “Passagens e Afectos”, comentou, em “Jornal dos Poetas e Trovadores”, a Profª. Júlia Serra (critica literária):
“Este livro, na sua simplicidade, reúne reminiscências de poetas de todos tempos: desde Antero de Quental, Augusto Gil, Cesário Verde, até Sophia de Mello e, como não podia deixar esquecido, seu conterrâneo Torga. De uns, o poeta colheu o colorido, de outros, o jeito de fazer versos, de outros, a inspiração, e de Torga a veia telúrica que fez de Trás-os-Montes uma terra singular”.
Costa Pereira
in:diario.netbila.net
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário