Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

“PASSAGENS E AFETOS”

Trás-os-Montes uma terra singular

De vez em quando encontro-me casualmente com um amigo que muito admiro, mais ainda por ser transmontano e ter muitas afinidades com os meus caprichos de publicista. Há tempos foi numa carruagem do Metro, agora foi na Rua do Crucifixo. O facto é que sinto prazer sempre que travo dois dedos de conversa com o poeta João de Deus Rodrigues, um conterrâneo da mesma província, nascido na freguesia de Morais, concelho de Macedo de Cavaleiros.

O assunto abordado andou à volta da festa de Nossa Senhora da Oliveira, que no 1º Domingo de Outubro se realiza em Morais, desta vez ficou sem a participação de um acostumado festeiro. Diz ser uma festa muito animada e concorrida, com majestosa procissão que sai da igreja paroquial passa pela capela da Senhora da Oliveira, percorre as ruas da aldeia e regressa à matriz. Com vários títulos publicados e premiados, do autor de “Passagens e Afectos”, comentou, em “Jornal dos Poetas e Trovadores”, a Profª. Júlia Serra (critica literária):

“Este livro, na sua simplicidade, reúne reminiscências de poetas de todos tempos: desde Antero de Quental, Augusto Gil, Cesário Verde, até Sophia de Mello e, como não podia deixar esquecido, seu conterrâneo Torga. De uns, o poeta colheu o colorido, de outros, o jeito de fazer versos, de outros, a inspiração, e de Torga a veia telúrica que fez de Trás-os-Montes uma terra singular”.

Costa Pereira
in:diario.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário