Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Alheira de Mirandela fatura meio milhão num fim de semana

Os produtores de alheira de Mirandela esperam faturar meio milhão de euros no certame anual que decorre entre sexta-feira e domingo na cidade transmontana, com a presença do primeiro-ministro na abertura.
O presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, afiançou hoje à Lusa que durante os três dias deverão ser vendidas mais de 60 toneladas do enchido "maravilha" gastronómica portuguesa, o equivalente a "500 mil euros" de negócio.

O autarca vincou que "não há nenhuma fileira" nesta região como a alheira, que movimenta 30 milhões de euros por ano.

A feira, que vai ser inaugurada, na sexta-feira, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, é uma montra desta dinâmica económica, com 70 expositores, em que se incluem, além das seis principais unidades industriais do enchido, pequenos produtores e outros produtos como o azeite, queijo, vinho ou pão.

O certame decorre ao ar livre, junto ao rio Tua, no Parque do Império, e é também animado pelas 20 lojas que permanentemente vendem produtos regionais naquele local e que por esta altura do ano contabilizam a movimentação de autocarros todos os fins de semana.

António Branco adiantou que "só no fim de semana anterior passaram por Mirandela 100 autocarros" de excursões, oriundas de zonas como Porto, Coimbra, Tomar, Leiria, que visitam as amendoeiras em flor no Nordeste Transmontano e fazem escala na cidade do Tua.

A Feira da Alheira, acredita o autarca, será mais um motivo de passagem e paragem em Mirandela, com a perspetiva de que cada um dos seis grandes produtores venda "cerca de 10 toneladas".

A qualidade e a especificidade da alheira de Mirandela estão reconhecidas com o selo da União Europeia de Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Além do tradicional enchido à base de pão, carne de porco e azeite, têm surgido nos últimos anos no mercado novas versões, desde a alheira para crianças, à de caça, vegetariana ou de bacalhau.

A mais recente inovação é a alheira adaptada a doentes renais, com baixos teores de sal e rica em gorduras polinsaturadas.

A feira anual, que decorre no fim de semana é organizada pela Câmara de Mirandela e pela associação comercial MIRCOM, proporcionará a oportunidade de provar e comprar os produtos regionais mais emblemáticos e promete também animação com grupos musicais do concelho, provas todo-o-terreno e prova e venda.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário