Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de março de 2015

"Gabinetes de extensão rural" levam às aldeias conhecimento na área agrícola

Incentivar o investimento na agricultura e dotar os agricultores de conhecimento técnico são os objectivos dos “Gabinetes de extensão rural- conhecimento de proximidade”. O primeiro gabinete foi inaugurado ontem na sede da Junta de Freguesia de Espinhosela. O Objectivo é criar pelo menos mais cinco, nos concelhos de Bragança e Vinhais.
Abel Pereira, o presidente da Arborea, Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana uma das entidades envolvidas no projecto, explica que o principal objectivo é levar o conhecimento aos agricultores. “É o que nós chamamos de conhecimento de proximidade: chegar às pessoas, estar mais próximo das pessoas e levar-lhes o conhecimento. Queremos estabelecer uma interligação entre a tradição, a cultura, a ciência e a inovação. Vamos também prestar apoio nas candidaturas a subsídios. Há alguma dificuldade dos agricultores em se deslocarem às sedes de concelho para se candidatarem a essas ajudas”, frisa Abel Pereira. 
Além da Arborea e das Juntas de Freguesia, o projecto conta também com a participação do Instituto Politécnico de Bragança e empresas da área da fertilização dos solos. Os parceiros estão também a desenvolver campos de demonstração onde estão a ser testados os tipos de adubos mais adequados a cada cultura. 
O professor da Escola Superior Agrária de Bragança, Manuel Rodrigues, explica que ainda há muito por fazer na área da fertilização, de forma a descobrir qual o adubo mais adequado para o castanheiro. “Vamos ter que perguntar ao castanheiro como é que ele se sente quando se aplica a gama de adubos que está no mercado. Temos que perceber o quão temos que corrigir o solo em termos de ph, quais os níveis de fósforo que temos de colocar do solo e todos os outros nutrientes. Neste momento estamos a adubar o castanheiro com base na informação genérica das outras culturas. Ainda não conhecemos a especificidade desta planta. Podemos estar a gastar recursos, sem ter o devido retorno”, constata o investigador do Instituto Politécnico de Bragança. 
O presidente da Junta de Freguesia de Espinhosela acredita que o gabinete de extensão rural pode impulsionar a criação de uma associação de agricultores que permita a certificação dos produtos regionais. Para ganhar escala, o autarca considera que era necessário dotar as freguesias do concelho de Bragança de um pavilhão de armazenamento dos produtos.“Este gabinete pode ajudar os agricultores, se assim entenderem, a constituir uma associação de agricultores. Vão ter que ser eles, nem que seja com o apoio da Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, de fundos comunitários, à construção de um pavilhão que sirva para recolha e futura venda dos produtos”, sublinha o autarca. 
Depois de Espinhosela, está prevista a criação de gabinetes de extensão rural nas freguesias de Samil e Parada, no concelho de Bragança e de Moimenta, Fresulfe e Vilar dos Peregrinos, no concelho de Vinhais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário