A vila de Torre de Moncorvo regressou à idade média de 19 a 22 de Março. Com o tema “ Visita régia de D. Dinis a Terras Transmontanas”, esta edição primou pelas recriações históricas destacando-se o cortejo de chegada do Rei D. Dinis, as concessões régias aos moradores de Torre de Moncorvo, o assalto ao castelo, as condenações no pelourinho, a demanda, a audiência geral dos povos, as justas e torneios, o casamento medieval e o cortejo de despedida do Rei D. Dinis.
Envolvendo todo o centro histórico da vila as atividades tiveram lugar no Largo Balbino Rego, Largo General Claudino, Praça Francisco Meireles, Largo do Castelo e Largo do Sagrado Coração de Jesus, onde estavam as dispor dos visitantes 30 mercadores, 30 artesãos e 16 tabernas para repasto do burgo e para apreciação dos sabores da época. De salientar também a representação de velhos ofícios como o ferreiro, o alquimista e o marceneiro.
Uma das grandes novidades nesta edição foi a exibição do musical “A Passagem”, relativo à passagem de D. Dinis por terras transmontanas.
A animação não faltou no decorrer da feira com músicas e danças medievais, animação de rua com mendigos, ciganas, magos, bobos da corte, malabaristas e cuspidores de fogo.
A Feira Medieval de Torre de Moncorvo distingue-se das demais existentes no país devido à grande envolvência da população local, quer seja de associações ou instituições, sendo grande parte dos figurantes pessoas do concelho. Esta tem vindo a afirmar-se progressivamente, contando nesta edição com cerca de mil figurantes trajados a rigor e cerca de 25 mil visitantes.
Nota de Imprensa Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (Luciana Raimundo)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário