Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Encomendação das Almas

Pelo segundo ano consecutivo, a Unidade Pastoral Senhora das Graças, reinventando a tradição, organiza a Encomendação das Almas.
Pelo segundo ano consecutivo, a Unidade Pastoral Senhora das Graças, reinventando a tradição, organiza a Encomendação das Almas, com a colaboração do Museu Abade Baçal, em que actuam os grupos paroquiais de Alfaião, Samil, São Pedro e Santo Condestável, para além do grupo Cantares de Antanho e o Coral Brigantino, que recupera textos de autores eruditos que se debruçaram sobre o tema da Paixão, segundo os evangelhos.   
A Encomendação das Almas assenta na tradição católica que se fixou em algumas regiões, tendo como único objectivo a oração pelas Almas do Purgatório, ou seja, daqueles que já partiram mas ainda não se encontravam na comunhão com Deus, expiando ainda as suas faltas.
Por isso, durante a Quaresma, noite cerrada, grupos de pessoas, sobretudo homens, saíam das suas casas e percorrendo quer as ruas das aldeias, quer os caminhos próximos apelavam, aos que dormiam, para que não se esquecessem de orar pelas almas.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário