Os habitantes de Pinelo, no concelho de Vimioso, reclamam há várias décadas melhores acessos à aldeia. A Estrada Nacional 218-2, que liga a localidade a Outeiro, no concelho de Bragança, é uma das preocupações dos habitantes de Pinelo.
Uma alternativa poderia ser um traçado novo, defendido há mais de 50 anos e que encurtaria a ligação entre Vimioso e Bragança. Entretanto, a Estradas de Portugal anunciou um novo projecto que passará por Carção e que contempla uma nova ponte sobre o rio Maçãs, fazendo parte de um conjunto de obras a concluir até 2019.
Os habitantes de Pinelo estão, no entanto, reticentes quanto a este novo projecto, preferindo o antigo. “Querer passar por Carção é uma questão política. Nós não temos nada contra Carção nem Argozelo mas, eles estão servidos e nós estamos isolados. Gostaríamos que o projecto inicial não fosse posto de parte”, considera Carmina Pires, moradora da aldeia. O traçado defendido há mais de 50 anos foi abandonado em 2009, altura em que a existência da espécie do Rato de Cabrera foi um dos entraves apontados à execução da ligação.
O Ministério do Ambiente, citando o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade chegou a referir que “não havia registo de populações dessa espécie na zona de implantação do projecto, o que existia era uma listagem que referenciava a possibilidade de a espécie existir”. Explicações que deixaram dúvidas aos habitantes de Pinelo. “Abandonaram-se projectos devido a ratos cabrera, a morcegos de olhos azuis ou à Rede Natura.
Os ambientalistas, que tanto se pronunciaram sobre o primeiro traçado, não os vejo pronunciarem-se sobre o traçado novo”, frisa Arnaldo João. Além do antigo traçado, os habitantes de Pinelo apresentam ainda outra alternativa para a actual ligação a Bragança. Pinelo dista apenas quatro quilómetros de Argozelo mas a ligação directa ainda é em terra batida.
Luís Silva trabalha em Bragança e reside em Pinelo. Percorre diariamente a estrada nacional 218-2 e acredita que a ligação a Argozelo poderia ser uma alternativa. “Já que não fazem uma estrada nova, não digo que seja problema da autarquia, mas se calhar do poder central, podia fazer-se a ligação a Argozelo.
A nível de quilómetros e tempo poupava-se muito”, sublinha Luís Silva. Contactado pela Brigantia, o presidente do Município de Vimioso, Jorge Fidalgo, não quis prestar declarações gravadas mas referiu que o investimento anunciado pela Estradas de Portugal deveria iniciar-se o mais brevemente possível, pois seria uma mais-valia para o concelho. O autarca salientou ainda que há 2 anos houve uma intervenção na Estrada Nacional 218-2, até ao cruzamento da localidade de Vale de Pena e diz ter a garantia das Estradas de Portugal de que o troço restante, desde Vale de Pena até à ponte sobre o rio Maçãs, será requalificado até ao próximo Verão.
Quanto à ligação a Argozelo, que teria de ser municipal, o autarca sublinha que esse troço “acarretaria custos elevados para o Município” e que, a fazer-se, “teria de ser um projecto candidatado a fundos comunitários”.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário