Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 14 de março de 2015

Ora "VEM"...

         OPINIÃO
De 2010 a 2013 emigraram cerca de 173 mil pessoas. Só cerca de 100 mil para terras de sua majestade e 007, o Reino Unido.

Façamos algumas contas de merceeiro.
- A nova proposta(zinha) do governo, de nome "VEM", prevê 50 projectos (por ano), de cerca de 10 a 20 mil euros cada.
- Supondo que por cada projecto regressa 1 emigrante, só levará 3460 anos a recuperar a totalidade daqueles 173 mil que, no passado, aderiram com dor à então proposta do primeiro e seus associados que eu intitulo de "VAI".
- Supondo que o ordenado médio de um jovem com qualificações no Reino Unido é de cerca de 35 a 45 mil libras/ano, ou seja, 49 a 63 mil euros/ano, e o custo médio de vida em países como o Reino Unido é, apesar de mais elevado, em termos de relação custo/remuneração, bem mais atractivo quando comparado a cidades como Lisboa, senão vejamos:
● Menu de almoço/jantar num pub clássico inglês (prato principal + bebida): ₤ 5 a 10(+/- 7 a 14€);
● Um apartamento, mobilado e equipado (T1), na zona 3 de Londres: £ 800 a 900/mês (+/-1100 a 1260€);
● Excelentes meios de transporte urbanos, acessíveis e altamente eficazes;
● Plano de saúde funcional;
E poderia continuar...
O que pesa? 
A distância da família e dos amigos? Talvez. Mas é muito provável que os amigos tenham emigrado também e a família tem sempre lugar, seja em Lisboa, em Londres ou em Machu Picchu.
Posto isto, caros amigos e familiares emigrados. Acredito que a saudade seja maior que a distância que nos une, mas também acredito que, estejam onde estiverem, se é para trabalhar vivendo, em detrimento de viver trabalhando, devem aguardar por melhores dias para voltar...

www.claudiotrovisco.com

1 comentário:

  1. viram o fila das "50 Sombras" e excitaram-se, mas vai ser um fogacho tipo " nem VEM nem sai de cima" .... penso eu de que

    ResponderEliminar