Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Saúde Pública tem falta de especialistas em Bragança

A falta de médicos especialistas é uma das dificuldades com que se depara a Saúde Pública no distrito de Bragança.
A constatação é da Delegada de Saúde Coordenadora da ULS do Nordeste. 
Inácia Rosa está à frente desta Unidade há cerca de um ano e assegura que uma das dificuldades é cobrir um distrito disperso com apenas dois especialistas. “Neste momento a área que mais nos preocupa é a parte da Autoridade de Saúde, porque só somos dois para um distrito muito extenso. 
Somos chamados sistematicamente, por exemplo na verificação de óbitos, e ir verificar um óbito a Freixo de Espada à Cinta é dose. Tenho que referir que recentemente foram nomeados dois médicos de clínica geral como autoridades de saúde, mas temos que compreender que eles têm uma lista de utentes e não estão disponíveis para a actividade da autoridade de saúde”, realça a responsável. 
Outra das áreas de intervenção da Saúde Pública é o controlo dos programas para prevenir a legionella. Depois da detecção do último caso no Hospital de Bragança,no mês passado, sem casos de contaminação conhecidos, Inácia Rosa assegura que com o controlo que é feito os riscos de contágio são mínimos. “O recente caso da Legionella na ULS só demonstra como a ULS funciona bem. Existe um programa de monitorização contínua, o que permitiu que esta bactéria fosse detectada antecipadamente sem que tivesse atingido qualquer utente da Unidade. Por isso, as pessoas podem e devem ir com muita segurança à Unidade Local de Saúde, mais precisamente ao Hospital, porque de facto existe uma vigilância que agora é ainda mais apertada. Não posso dizer que não aconteça, mas com a frequência com que se estão a fazer as análises é muito difícil que as pessoas corram alguns riscos”, salienta a Delegada de Saúde. 
Inácia Rosa é a convidada desta semana do Cinco Perguntas, onde fala também do vasto trabalho desenvolvido para promover a Saúde na região. 
A entrevista a Inácia Rosa para ouvir hoje na Brigantia depois das notícias das 17 horas, e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário