Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Alteração na lei permite contratação de pessoal nas autarquias

As autarquias já podem contratar pessoal. Esta é a grande novidade da Lei do Orçamento de Estado 2015 para a Administração Local, que esteve em destaque num seminário organizado este sábado em Bragança pela União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo.
Cal Gonçalves, professor do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa na área do Direito, assegura que desde que tenham uma boa saúde financeira, este ano municípios e Juntas de Freguesia podem substituir trabalhadores que saíram com novas contratações, o que não era possível em anos anteriores. “Aquilo que desde 2011 se tem vindo a verificar é uma tentativa de emagrecimento dos corpos quer na administração local, quer na administração central. 
O que o Orçamento de Estado 2015 nos traz de inovador é que abre portas para novas contratações em áreas que sejam de absoluta necessidade. E por outro lado vem dizer que também nas novas áreas de competência dos Municípios, como por exemplo a Educação, podem fazer essas contratações, como também na área da modernização administrativa”, esclarece o especialista. 
Para José Pires, presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo e coordenador da Associação Nacional de Freguesias no distrito de Bragança esta é uma boa notícia para o poder local da região. José Pires diz mesmo que um dos problemas com que se deparam as autarquias é a falta de recursos humanos. “Para as freguesias o fundamental é podermos contratar pessoal para podermos fazer face às nossas obrigações. 
Nas freguesias e também nas Câmaras é de facto um dos maiores problemas, o número de competências aumentou, os recursos financeiros não têm aumentado e o pessoal é aquilo que nos faz falta para poder fazer face às nossas competências”, realça José Pires. 
A Lei do Orçamento de Estado para 2015 a permitir a contratação de pessoas às Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia que se encontram em boa saúde financeira.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário