Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

É provável que a vespa da galha chegue a Macedo de Cavaleiros

Para já, a vespa da galha do castanheiro ainda não tem casos no concelho macedense, mas é provável que eles venham a existir. Recordo que, até agora, na região praga já atingiu o concelho de Valpaços, Bragança e Vinhais.

A convicção é de Rafael Cepeda, técnico da Cooperativa Soutos os Castanheiro, sediada em Macedo de Cavaleiros, que revela que, neste momento, estão a tentar passar o máximo de informação possível sobre a vespa e também a tentar reduzir o número de larvas existente.

Rafael Cepeda acredita que será necessário aprender a conviver com a praga. Até lá, resta alertar os produtores e tentar reduzir as larvas antes que atinjam a maturação.

A Cooperativa Soutos os Castanheiros tem vindo a divulgar informação sobre a vespa da galha às juntas de freguesia e aos produtores, que proliferam a norte do concelho.

Hoje, às 19h, decorre no Centro Cultural uma sessão de esclarecimento, voltada essencialmente para os presidentes das juntas de freguesia.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário