sábado, 13 de junho de 2015

ULS quer disponibilizar serviço de teleconsulta ainda este ano

A Unidade Local de Saúde do Nordeste quer implementar brevemente um projecto-piloto de teleconsulta.  Os utentes dos centros de saúde Mirandela serão os primeiros a usufruir do serviço podendo ser consultados à distância no serviço de nefrologia, especialidade relacionada com as doenças renais e que apenas está disponível na Unidade Hospitalar de Bragança.
O director clínico da ULS Nordeste, Domingos Fernandes, revela que o projecto vai avançar até ao final do ano, esperando-se que seja rapidamente expandido a outras especialidades médicas e a utentes de todo o distrito. “Pretendemos lançar a teleconsulta ao longo do segundo semestre deste ano com um projecto piloto nos centros de saúde de Mirandela, com consultas de nefrologia, prevendo rapidamente a expansão para toda a área de influência desta Unidade Local de Saúde”, revela o responsável. 
Com o serviço de teleconsulta, a ULS Nordeste pretende encurtar distâncias, disponibilizando de forma prática consultas de especialidades que apenas estão disponíveis nos hospitais. Recentemente, a Unidade Local de Saúde contratou dois novos profissionais de saúde especializados em nefrologia. Além de integrarem o projecto piloto da teleconsulta, os médicos recém-contratados vão trabalhar noutros projectos nesta área, como é o caso sa diálise peritoneal que conta agora com 3 profissionais na ULS Nordeste. 
A Unidade Local de Saúde do Nordeste reforça assim os cuidados prestados na área da nefrologia. A ULS foi recentemente distinguida pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, no âmbito de dois trabalhos apresentados por jovens médicos desta unidade, referentes a casos diagnosticados e acompanhados no Hospital de Bragança. 
Rui Terras Alexandre recebeu o primeiro prémio na categoria de Melhor Imagem em Medicina e Tânia Afonso arrecadou o primeiro prémio na categoria de Melhor Poster.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário