A poesia volta às ruas da aldeia fronteiriça de Moimenta, no concelho de Vinhais, para mais uma vez reunir poetas e escritores de Portugal, Galiza e Castela e León.
Trata-se de um evento cultural de âmbito literário destinado à promoção de poetas que escrevem e publicam ao redor da Fraga dos Três Reinos. A Fraga dos Três Reinos é uma elevação rochosa, situada a 1.025 metros de altitude, no entrecruzamento dos termos de Moimenta da Raia (Vinhais, Portugal), de A Mezquita, (Ourense, Galiza) e de Hermisende (Zamora, Castela e León), recorda uma antiga e secular fronteira administrativa que espelha simultaneamente a confluência de três línguas ibero-românicas: o português, o galego e o castelhano.
Estas línguas são actualmente prolíferas em obras poéticas de grande qualidade que não chegam muitas vezes ao conhecimento geral por falta de actividades e de investimento.
A Associação 3Reinos tem como objectivo a valorização e promoção do património oral e literário em torno do marco geológico dos Três Reinos e pretende explorar as vertentes da poesia e outras formas de literatura destes territórios arraianos através da realização e promoção de eventos literários, teatrais, cinematográficos entre outros, prestando especial atenção a autores jovens e/ou desconhecidos, melhorando o conhecimento mútuo entre estes três territórios.
O segundo Encontro de Poesia dos Tr3s Reinos vai decorrer nos dias 3, 4 e 5 de Julho de 2015 e promete trazer à aldeia nordestina um espéctaculo pictórico-poético-musical e leituras de poesia no Café Fraga dos Três Reinos. Deste segundo encontro faz ainda parte o lançamento oficial do número 0 da Revista dos 3Reinos e uma poética caminhada pedestre à Fraga dos Três Reinos.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário