Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Viveiro de trutas de França pode ser revitalizado

Revitalizar o viveiro de trutas do Prado Novo, localizado na aldeia de França, no concelho de Bragança, é um objectivo que o presidente da Junta de Freguesia da localidade quer concretizar.
A infraestrutura está abandonada há alguns anos, mas o responsável autárquico, Carlos Silva, gostaria de poder implementar um projecto para aquele espaço de forma a poder reabri-lo.
“Essa infraestrutura está abandonada, desactivada e destruída. Gostaríamos de reabri-lo, caso o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) fizesse uma cedência à Junta de Freguesia para esta apresentar um projecto a fundos comunitários”, adianta Carlos Silva, que admite tratar-se de “um passo complicado”, já que o viveiro pertence ao ICNF e a Junta de Freguesia de França afirma não tem condições de adquirir o espaço. 
No entanto, Carlos Silva mantém a intenção de desenvolver um projecto de forma a, não só reabilitar o viveiro de trutas, mas também a criar “um parque biológico, com espécies autóctones da Serra de Montesinho, como lobos, veados e raposas, como estava antigamente”. 
Para Carlos Silva, o projecto teria “sustentabilidade económica” e “poderia ser uma mais-valia a nível turístico para a freguesia e para o distrito”, mas para desbloquear a situação e o projecto avançar seria necessário chegar a um entendimento entre a autarquia e o ICNF. O Viveiro de Trutas da aldeia de França é um dos dois existentes no distrito. O outro equipamento semelhante situa-se em Castrelos, também no concelho de Bragança e foi recentemente requalificado e reactivado no passado mês de Junho. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário