As aldeias do concelho de Bragança vão receber refugiados sírios e eritreus. O projecto pioneiro a nível nacional é da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia e promete ajudar a repovoar estas localidades e criar uma resposta social ao nível da integração de refugiados.
O projecto vai inicialmente contar com o apoio do Município de Bragança e do Centro Distrital da Segurança Social mas pretende envolver mais entidades uma vez que o objectivo é reabilitar edifícios devolutos nas aldeias transmontanas, como o caso de escolas ou antigas casas florestais, recorrendo para isso à candidatura a fundos comunitários.
A Santa Casa de Bragança está já preparada para receber 10 refugiados num edifício situado no centro da cidade, cuja localização exacta ainda não foi revelada. Segundo informações reveladas pelo provedor da instituição os primeiros refugiados, sinalizados a nível nacional como estando em situação emergente, poderão chegar a Bragança ainda esta semana ou na próxima.
O realojamento na cidade será temporário até garantir as condições necessárias ao acolhimento dos refugiados nas aldeias. Para isso, vai ser feito um levantamento, através das juntas de freguesia, para sinalizar as aldeias que vão integrar o projecto.
Prevê-se que Portugal receba cerca de 4.775 refugiados nos próximos meses através do trabalho desenvolvido por grupo de trabalho multidisciplinar composto por várias instituições, de forma a garantir a resposta humanitária adequada em matéria de reinstalação, relocalização e integração de imigrantes.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário