Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Agrupamento de Escolas de Freixo assistiu a concerto pedagógico

No passado dia 26 de novembro, a Orquestra do Norte deu um concerto pedagógico, cujo público-alvo foram os alunos do Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta. O concerto foi promovido pelo Município de Freixo de Espada à Cinta e pela Associação de Municípios do Douro Superior de Fins Específicos (AMDSFE), através da relação protocolar que esta entidade tem com a Orquestra do Norte.

Incentivar a formação dos mais jovens, aproveitando as vantagens da música ao nível da concentração, audição, capacidade de abstração, motricidade fina e na coordenação rítmica foram alguns dos objetivos do concerto.

O concerto começou com o maestro Gomes a explicar aos alunos o que era uma orquestra, como esta funciona e o porquê da disposição dos instrumentos. À medida que as músicas iam soando, o maestro fazia pausas para explicar cada família de instrumentos e como funcionam, mostrando-os aos alunos.

Os alunos do Agrupamento de Escolas estiveram sempre muito participativos, respondendo prontamente sempre que o maestro a eles se dirigia, situação que o Maestro Gomes muito apreciou, dizendo várias vezes “que estava surpreendido por alunos tão pequenos conhecerem os instrumentos”.

Para o maestro, estes concertos são de grande importância, pois, segundo ele, “só se ama aquilo que se conhece, e se a música sinfónica não chegar até estas crianças, com certeza que elas não vão ter a oportunidade para desenvolver o gosto por este tipo de música”. 

De realçar que a área pedagógica é um dos setores mais importantes da atividade da Orquestra do Norte. 

NI-Sara Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário