Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Nordeste transmontano quer ser “smart region”

A região do nordeste transmontano pode vir a tornar-se uma smart region.
A convicção foi expressa pelo autarca de Bragança no evento smartravel que se repetiu pelo segundo ano. Hernâni Dias frisou que já existe cooperação entre os municípios nesse sentido.

“Os municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes estão a trabalhar no sentido de definir uma estratégia conjunta no sentido de podermos chegar a uma Smart Region, é esse o objectivo”, afirma o autarca, identificando como prioridades as questões da eficiência energética, da mobilidade e do aproveitamento e promoção dos produtos endógenos.

Promover a partilha de experiências e de estratégias ‘inteligentes ou seja ligadas às novas tecnologias para melhorar a vida nas pequenas e médias cidades foi o grande objectivo do Smartravel 2015. 
Catarina Selada da Inteli - um centro de inovação urbana, trouxe até Bragança o projecto de criação de um selo atribuído a projectos que contribuam para tornar as cidades mais inteligentes. 
Depois da edição piloto em Março, a distinção vai começar a ser distribuída no próximo ano, e a representante do projecto entende que Bragança pode estar entre os candidatos. “Os projectos que foram apresentados aqui e os que conheço estão ao nível daqueles que receberam o selo em Março deste ano”, defende. 
De acordo com Vítor Pereira, da organização do evento, os exemplos apresentados no congresso, que decorreu dia 4, podem ajudar a encontrar respostas para problemáticas que afectam a região, destacando a “resiliência em Trás-os-Montes, de não querer baixar os braços, que tem de ser acarinhado pelas pessoas, empresas e forças vivas que estão cá, mas com a ajuda externa de gente que conhece problemas de terras similares que podem contribuir”. 28 conferencistas, nacionais e internacionais, trouxeram ideias e soluções “smart” ao Teatro Municipal de Bragança, que podem ser replicadas no território. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário