Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Desfile de mascaretos e queima do diabo atraem centenas ao Mascararte

Centenas de pessoas assistiram ao desfile de máscaras e mascaretos e à queima do diabo no passado sábado.
16 grupos portugueses e espanhóis, andaram à solta pela cidade de Bragança, proporcionando um animado espectáculo de cor e som.

Bombos, gaiteiros e chocalhos marcaram o ritmo do desfile e anunciavam aos mais distraídos que vários de grupos de mascaretos se aproximavam.

Aos 10 grupos portugueses, juntaram-se os convidados deste ano, vindos de Ourense, na vizinha Galiza.

Um espectáculo acompanhado por muitas pessoas, em que a interacção com o público foi uma constante.

A queima do diabo, acompanhado por mascaretos, deu por encerrada a mascararte 2015. António Tiza, presidente da Academia Ibérica da Máscara, explica que é um acto simbólico que representa a tentativa de “eliminar os males”. 
António Tiza destaca a afluência de público que se registou na edição deste ano da bienal da máscara. A sétima bienal da Máscara terminou sábado, em Bragança, com o desfile de grupos de mascaretos, que contou este ano com carros de bois puxados por rapazes, a galhofa, uma espécie de luta livre tradicional, e a queima do diabo. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário