Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Recursos termais no distrito subaproveitados

As termas de Vimioso são as únicas do distrito de Bragança que estão a funcionar em pleno. Pelo menos oito localidades do distrito são conhecidas pelas suas potencialidades termais mas só duas têm o estudo médico hidrológico aprovado: as termas da Terronha, em Vimioso e Termas de S. Lourenço, em Carrazeda de Ansiães.
No concelho de Macedo de cavaleiros, os Banhos da Abelheira, propriedade do Convento de Balsamão, estão agora a dar início ao estudo hidrológico.
Em Vimioso, o Município investiu cerca de 350 mil euros num projecto que começou a ser desenvolvido há 10 anos. O autarca Jorge Fidalgo salienta a importância das obras levadas a cabo no âmbito deste projecto.
“Fizemos um novo furo, com excelentes resultados, o que significa que temos água em quantidade e com qualidade para as termas. Fizemos também um edifício acoplado ao balneário termal, no sentido de proporcionar aos utentes uma melhor recepção e melhor estadia nas termas”, descreve o responsável. 
A autarquia de Vimioso aguarda que em Fevereiro ou Março do próximo ano tenham o processo de licenciamento, enquanto termas, concluído. Já em Carrazeda de Ansiães, o projecto para a reabilitação das Termas de São Lourenço, está há vários anos a ser preparado mas, com a Barragem de Foz Tua, o sonho afasta-se cada vez mais da realidade. 
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) chumbou o projecto por colidir parcialmente com a albufeira da barragem. 
O estudo médico hidrológico já está feito mas o projecto foi inviabilizado, como explica o autarca José Luís Correia. “Fomos obrigados a alterar o projecto, já numa fase praticamente final, e isso implicou reformular tudo e mais custos”, conta o autarca José Luís Correia. Com as devidas alterações, o projecto fica agora orçado em 4 milhões de euros. Previa-se que o novo balneário, com 13 quartos e restaurante panorâmico, estivesse pronto em 2017 mas, devido às condicionantes impostas pela APA, não há data de conclusão à vista.
No concelho de Bragança, as Termas de Alfaião estão inactivas há mais de 50 anos. 
O empresário brigantino Eduardo Malhão adquiriu as ruínas do antigo balneário, outrora bastante frequentado por habitantes de todo o distrito de Bragança. Um projecto, no valor de cerca de 5 milhões de euros, prevê a construção de um hotel com 30 quartos e uma estância termal. 
O empresário referiu à Rádio Brigantia que “o projecto está nesta altura a aguardar o devido licenciamento e vai ser candidatado a fundos comunitários”. Já o presidente da Junta de Freguesia de Alfaião, António Baptista, vê com bons olhos este investimento. “Alfaião e todo o concelho de Bragança só tinham a ganhar em ter as termas a funcionar. Trata-se de um investimento privado mas a Junta de freguesia está disponível para poder contribuir, colaborar e ajudar a que esse projecto se concretize”, referiu o autarca. 
As potencialidades termais do distrito de Bragança estão neste momento subaproveitadas, apesar de haver alguns projectos em desenvolvimento. 

Escrito por Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário