A autarquia de Vila Flor já tem um projecto para criar uma Casa das Artes Graça Morais.
O espaço cultural, que vai nascer num edifício em pleno centro que será recuperado, servirá não só para exposição mas também para o desenvolvimento de ateliers.
De acordo com o presidente do município, Fernando Barros, a pintora natural da aldeia de Vieiro, no concelho, é apenas um dos nomes que servirá de inspiração a novos artistas.
“Temos um projecto para a Casa das Artes Graça Morais, onde haja ateliês ligadas à pintura, escultura, música, artes gráficas e outras áreas. Temos artistas de renome nacional e queremos ligá-los a Vila Flor.
É importante que esta dinâmica seja conseguida através de nomes como Graça Morais, Pedro Caldeira Cabral, o escritor Modesto Navarro ou o produtor de cinema Tino Navarro e temos também jovens que começam a aparecer e a ter alguma projecção e que nós queremos que ali possam desenvolver as suas actividades”, frisa.
O projecto tem um valor previsto de 1 milhão e 300 mil euros e faz parte do Plano de Acção de Regeneração Urbana de Vila Flor, que inclui ainda obras de revitalização da Praça da República, no valor de 500 mil euros.
“Queremos revitalizar com sentido e ligar a cultura à economia, e a praça será o espaço que aglutina isto tudo. Pretendemos que a praça seja um local onde as pessoas se encontrem, mas que sirva também para dinamizar o comércio nesta zona, e para que surjam novos comércios”, sustenta o autarca.
A tríade de projectos para a zona da Praça da República de Vila Flor fica completa com a beneficiação do mercado municipal, cujo projecto está a ser concluído.
Os investimentos serão em breve candidatados a fundos comunitários pela autarquia.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário