Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de março de 2016

O Festival Intercéltico de Sendim (FIS) 2016

O Festival Intercéltico de Sendim (FIS), em Miranda do Douro no início de agosto, tem a programação fechada, abrindo portas a grupos emergentes na cena da música folk europeia, sendo "cabeça de cartaz" os irlandeses Full Set e os portugueses Trasga.
A 17.ª edição do FIS, promovida pela Sons da Terra e com apoios institucionais da Câmara de Miranda do Douro e da Junta de Freguesia de Sendim, no distrito de Bragança, vai decorrer entre os dias 04 e 06 de agosto.
O largo D. João III, em Miranda do Douro, acolhe a abertura do festival com as atuações dos portugueses Andarilho 2.0, e dos Almez, oriundos da província espanhola de Castilha la Mancha.
Já no segundo dia, e de regresso a Sendim, e ao Parque das Eiras, a Orquestra de Foles fazem a celebração intercéltica com a companhia de Pepe Vaamonde Grupo (Galiza), haverá ainda palco para uma nova atuação dos Almez.
O último dia dos FIS (06 de agosto) ficará marcado pelas autuações do Full Set que, de acordo com o diretor do festival, Mário Correia, são uma "grande promessa" da folk europeia.
A juntar-se, no mesmo palco estão os mirandeses Trasga, uma formação que está em "permanente atualização" e que trabalha com temas originais baseados no panorama da música folk transmontana.
"No Intercéltico procurámos dar espaço a grupos mais recentes e este foi o ano de estreia para esta nossa opção", justificou Mário Correia. 
Segundo os mentores do FIS, há igualmente uma "aposta forte" na animação das ruas e praças de Sendim, com atuações de gaiteiros mirandeses e músicos amadores vindos um pouco de todo o país.
Não faltarão as oficinas das gaitas e danças mirandesas e as celebrações intercélticas na "indomável" Taberna dos Celtas ou outros espaços culturais e gastronómicos que se espalham pela vila transmontana.
"O Festival Celta oferece um vasto e diversificado conjunto de atividades paralelas, onde a língua e cultura mirandesa, aliadas ao património natural e aos grupos europeus de música folk, atraem um conjunto de apreciadores vindos um pouco de todo e país e da vizinha Espanha", referiram os organizadores.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário