Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de março de 2016

FabLab IPB está entre os primeiros FabLabs Portugueses na rede mundial de FabLabs

O FabLab do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) foi integrado na rede mundial de FabLab´s , desde o inicio deste mês de março, constituindo o 11º FabLab português com este reconhecimento.

Um FabLab é um laboratório de fabricação digital, com base no fabrico aditivo que permite o fabrico rápido de protótipos, que pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas através de tecnologias digitais para criar “quase tudo”.

O conceito é pensado para servir a comunidade, fomentando a educação técnica informal, criando as condições ideais para a criação de um lugar frequentado por fazedores: movimento “maker”. Os projetos são concebidos em computador e posteriormente materializados em 3D utilizando as máquinas existentes, assegurando-se assim uma aprendizagem assente no “Learn by Doing” e que apoia a metodologia de ensino “Project-Based Learning”.

Os primeiros passos do FabLab IPB ocorreram em abril de 2014, com o total apoio da Instituição onde está inserido, dispondo atualmente este laboratório, para além da impressão 3D, ferramentas como fresadoras de pequeno e grande porte, torno mecânico, máquina de corte e gravação a laser, corte de vinil, scâner para digitalização 3D entre outros equipamentos.

Estando o FabLab IPB integrado no ambiente académico do Instituto, um dos objetivos é dar apoio, com os recursos e competências adequadas ao ensino e a algumas áreas da investigação, estando neste momento focado na investigação e no apoio à realização de projetos académicos. "Pretendemos criar ligações entre o IPB e a comunidade em áreas como arquitetura, engenharia, tecnologias da saúde, artesanato, design, entre outros, privilegiando sempre a Imaginação e a Inovação", refere os responsáveis do projeto.

Finalmente, e talvez o mais importante no atual momento, o FabLab IPB está comprometido com a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, Startup Portugal, colaborando com associações empresariais e em parceria como Rede Nacional de Incubadoras, contribuindo com o seu saber fazer para o desenvolvimento do país.

Querendo chegar a toda a comunidade Brigantina e não só,  os responsáveis por este projeto convidam todos a visitarem este espaço na Escola de Tecnologia e Gestão do IPB. .

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário