Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Catedrais e castelos transmontanos vão ser intervencionados pela Direcção Regional de Cultura do Norte

Foram aprovados dois projetos comunitários que permitirão a intervenção em imóveis patrimoniais da região de Trás-os-Montes. Cerca de cinco milhões de euros serão aplicados até 2018 em catedrais e castelos da região.
São dois os projetos que vão dividir equitativamente  o montante agora aprovado pelos fundos comunitários. O primeiro, relativo à "Rota das Catedrais do Norte de Portugal" trará investimentos para a catedral de Bragança, a concatedral de Miranda do Douro e sé catedral de Vila Real. O segundo projeto, relativo aos "Castelos a Norte", vai beneficiar os castelos de Montalegre, Mogadouro, Miranda do Douro,  Monforte de Rio Livre, no concelho de Chaves, e de Outeiro, no concelho de Bragança. 

Neste imóveis classificados serão promovidos no próximos anos ações  de revitalização que vão incidir, sobretudo, em intervenções de obra para recuperação estrutural e em ações de divulgação e promoção turístico-cultural destes imóveis. 

Segundo a Direção Regional de Cultura do Norte, pretende-se potenciar o usufruto dos monumentos pela população local e pelos turistas, nacionais e estrangeiros. 

Pendente encontra-se ainda uma outra candidatura que deverá possibilitar intervenções no Museu Abade de Baçal, em Bragança, e no Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro. 

Espera-se que a aplicação destes cinco milhões de euros nos castelos e catedrais da região de Trás-os-Montes, possam potenciar melhores condições de visitação e gerar os requisitos técnicos indispensáveis para as boas práticas de conservação das estruturas alvo do investimento.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário