Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Presidência da República patrocina Museu da Língua em Bragança

Na passagem por Bragança, o Presidente da República disse hoje que patrocina o projecto do museu da língua portuguesa que está previsto para a capital de distrito. 
No segundo dia do Portugal Próximo, dedicado a Trás-os-Montes e Alto Douro, durante a visita do Museu do Abade de Baçal, o presidente da República elogiou a intenção de criação de um museu da língua portuguesa em Bragança. Aproveitando a presença de Adriano Moreira, que fez parte do grupo que esteve na génese da ideia, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a unidade museológica será apoiada pela presidência da república.
“Quero aproveitar a ocasião para, na presença do senhor professor Adriano Moreira, reiterar o patrocínio a um sonho seu que é o de aqui criar um museu que possa assinalar não apenas a língua, mas a cultuara e a projecção portuguesa no mundo. É um sonho que acompanhamos e apoiamos e que não poderia encontrar melhor localização no país”, frisou

Adriano Moreira mostrou-se comovido com o apoio do presidente e explicou que não é apenas seu mérito no desenvolvimento deste projecto.

“Fiquei muito comovido com as suas palavras. Gostaria que os transmontanos soubessem que o Museu da Língua, já tem estatutos, conselho de curadores e comissão executiva, temos financiamento de 3,5 milhões de euros e temos local”, explicou.

Antes da passagem pelo Museu do Abade de Baçal, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita aos Bombeiros Voluntários de Bragança, onde entregou à corporação a distinção da Ordem de Fénix, que foi atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses, e a medalha de mérito de protecção e socorro do Ministério da Administração Interna, ambas a propósitos dos 125 anos da corporação comemorada o ano passado.

Poucos dias depois do início da fase Charlie, o presidente da república apelou à comunidade para que contribua para o êxito dos bombeiros na época de incêndios, ajudando a prevenir estas ocorrências e a garantir a segurança de todos.

“A comunidade deve estar sensível permanentemente ao que deve fazer para o êxito da vossa missão”, afirmou, considerando que “há aqui um problema de educação, há aqui um problema de cultura. A comunidade tem de perceber que deve garantir a vossa segurança, garantindo a sua segurança”.

No segundo dos três dias do “Portugal Próximo” o Presidente da República visitou ainda o Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança e almoçou na instituição onde contactou com os estudantes, nomeadamente estrangeiros. 

Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário