A corporação dos bombeiros de Bragança vai ser agraciada pela República Portuguesa com o título de membro Honorário da Ordem de Mérito, anunciou hoje o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
O chefe de Estado começou o dia de ontem com aquela que é uma das mais antigas corporações de voluntários de Portugal, com 125 anos, para lhe “prestar homenagem”, numa ocasião em que os bombeiros locais acabaram de completar um ciclo comemorativo.
“Como é uso, e mais do que uso é justíssimo, o galardão por servidos prestados à Nação portuguesa, o presidente da República irá agraciar-vos com o título de membro Honorário da Ordem do Mérito”, anunciou, no início do segundo dia do “Portugal Próximo”, em Trás-os-Montes.
O Presidente da República realçou que “125 anos significa pertencerem a um grupo muito, muito limitado de associações humanitárias de Bombeiros Voluntários, não chegam a quatro dezenas que têm essa história”.
Enfatizando que “são muito poucas as associações com mais de 125 anos de vida”, o chefe de Estado elogiou o “passado glorioso, prestigiante, que mereceu ser condecorado pelo Governo, pela Liga de Bombeiros Portugueses e que em rigor será também assinalado num futuro próximo pela República Portuguesa”.
Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu aos bombeiros, em nome de todas as portuguesas e portugueses o contributo desinteressado, corajoso e determinado ao serviço de Portugal”.
A visita prosseguiu na manhã de ontem em Bragança, com uma passagem a pé pela praça central da cidade até ao Museu Abade de Baçal, que comemora 100 anos, sendo uma referência na região pelo espólio deixado pelo patrono, que recolheu as memórias histórico-arqueológicas do distrito de Bragança.
Diário de Notícias
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário