terça-feira, 16 de agosto de 2016

O I Festival da Aveleda contou com um leque de atividades e juntou na aldeia transmontana cerca de 80 motas antigas no Passeio de Clássicos

Em Aveleda Bragança este domingo foi altura para a estreia de um festival que aliou música tradicional a sonoridades electrónicas. A ideia partiu dos membros da associação cultural recreativa e desportiva da Aveleda e a animação musical juntou-se às tradicionais concentração e gincana de motos antigas, designadas por “cinquentinhas”, que este ano reuniu cerca de 50 participantes.
O festival de tradição, música e juventude, e a burra também foi buscar o nome à expressão que é associada à aldeia, surpreendeu habitantes e outros participantes.

“A expressão é porque havia a tradição de vender o carvão em Bragança e perguntaram à carvoeira de onde era o carvão e a senhora disse que era da Avelada e a burra também”, explicou Vera Pires, habitante da aldeia que destaca “a união de todas as idades” que a iniciativa proporciona.

As motos Famel Zundapp ou Sanchez, que eram usadas há algumas décadas na aldeia, começaram recentemente, a ser recuperadas, como explica Alcino Rodrigues, do grupo Motoburra.

“O meu pai tinha uma mota, que depois deixou de usar e quando fez 60 anos oferecemos-lha recuperada. E a partir criou-se uma tradição, vieram mais pessoas e achámos por bem criar um grupo daí surgiu a MotoBurra até hoje”, referiu.

David Vaz, da organização, considera que esta primeira edição serviu para mostrar que as diferentes gerações se podem divertir em conjunto.

“É uma mistura entre a música do passado e a do presente. Tivemos gaiteiros e o grupo Charanga que fez uma mistura entre a músicas antigas e as da juventude, criou aqui um ambiente de convivência entre as pessoas das várias gerações e tivemos também um dos melhores Dj’s nacionais, o Overule”, destaca.

A organização vai agora avaliar junto da população se considera positivo que a iniciativa se repita, adiantando que para já o feedback é positivo. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário