Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Festa da Montanha homenageia as mulheres Transmontanas

Regressa a Sambade, Alfândega da Fé, a 5 e 6 de novembro mais uma edição da Festa da Montanha.
A iniciativa que celebra as especificidades das zonas montanhosas do concelho, valorizando os traços identificativos destes territórios, vai homenagear, este ano, as mulheres do mundo rural transmontano com a abertura da Exposição Fotográfica “ Sou transmontana, sou mulher: retratos”. 

A mostra abre portas no Centro de Interpretação do Território, em Sambade, a 5 de novembro. Da autoria de Lucía Burbano, fotojornalista catalã, com a colaboração da antropóloga Teresa Novais “Sou Transmontana, sou mulher: retratos” “Pretende (…) dar rosto e voz a estas mulheres que vivem, trabalham e constroem o mundo (rural), através das suas imagens e das suas palavras.” Resultado de um trabalho de campo que durou cerca de 5 meses assume-se como uma forma de homenagear, valorizar e preservar o papel destas mulheres na construção do mundo rural. Este é também o objetivo do espaço onde vai estar patente esta exposição.

O Centro de Interpretação do Território é lugar para valorização, preservação da identidade local. É peça central para conhecer e descobrir o concelho e no próximo fim-de-semana associa-se à Festa que celebra a montanha, as suas gentes, os seus produtos e tradições. É assim a Festa da Montanha, um espaço de celebração e convívio onde não vão faltar os produtos desta zona como as castanhas, o mel ou cogumelos.

Pelo espaço de venda e degustação vão também passar as tradições locais. O grupo de Teatro local Tafé, em conjunto com a Filandorra-Teatro do Nordeste, apresenta “Histórias de Gentes Simples”. Trata-se duma dramatização baseada nos contos do livro, com o mesmo título, recentemente editado pela autarquia e cuja autora é residente e natural de Sambade. 

Numa zona reconhecida pelas potencialidades cinegéticas não vai faltar a tradicional montaria ao javali que se realiza no sábado, 5 de novembro. O castanheiro e castanha, importante fonte de rendimento para os locais, vai se alvo de atenção especial com a realização do Seminário “A Gestão do Solo e a Tinta do Castanheiro”.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário