Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

"Manhuço - Book Swap Solidário" no Praça 16, em Bragança

No dia 22 de Novembro, a partir das 21:30 horas, o Praça 16 irá promover o primeiro evento de Book Swap em Bragança. “Manhuço”, expressão tipicamente transmontana que significa “um molhe ou conjunto de coisas”, foi o nome escolhido para esta iniciativa pois, para além da troca de livros entre participantes, o evento pretende promover a recolha de livros infantis de forma a criar um “manhuço” que será doado à Obra Kolping da Diocese de Bragança - Miranda.
A economia colaborativa ou a economia da partilha é um dos mais recentes fenómenos potenciados pela revolução digital e pelo acesso às tecnologias móveis. Este mecanismo disruptivo que surgiu à margem dos modelos tradicionais está a espalhar-se por todo o ecossistema económico, social e cultural.

Um dos exemplos clássicos da economia colaborativa é BookCrossing. Este movimento surgiu em 2001 nos Estados Unidos, está hoje presente em 130 países, e consiste em abandonar livros em diferentes pontos das cidades para que outros os possam encontrar, ler e voltar a abandonar, transformando o mundo numa enorme biblioteca.

Sendo a leitura, em grande medida, um ato realizado de forma solitária, em resposta à ausência ou virtualização das relações entre leitores associada ao BookCrossing, surgem as iniciativas de “Book Swap”, que promovem não só a troca de livros, como dão maior relevo à socialização e partilha cultural em contexto real, característica dos clubes de leitura tradicionais.

“Este evento, juntamente com as noites mensais de poesia e a fanzine com lançamento previsto para Fevereiro, refletem a dinâmica cultural do Praça 16, nomeadamente na área literária. Além disso, é uma iniciativa que nos dá um prazer enorme organizar pois constitui um pequeno contributo para o fantástico trabalho que a Obra Kolping tem vindo a realizar no acolhimento e edução de crianças e jovens”, sublinhou Pedro Cepeda, sócio e programador do Praça 16.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário