No dia 22 de Novembro, a partir das 21:30 horas, o Praça 16 irá promover o primeiro evento de Book Swap em Bragança. “Manhuço”, expressão tipicamente transmontana que significa “um molhe ou conjunto de coisas”, foi o nome escolhido para esta iniciativa pois, para além da troca de livros entre participantes, o evento pretende promover a recolha de livros infantis de forma a criar um “manhuço” que será doado à Obra Kolping da Diocese de Bragança - Miranda.
A economia colaborativa ou a economia da partilha é um dos mais recentes fenómenos potenciados pela revolução digital e pelo acesso às tecnologias móveis. Este mecanismo disruptivo que surgiu à margem dos modelos tradicionais está a espalhar-se por todo o ecossistema económico, social e cultural.
Um dos exemplos clássicos da economia colaborativa é BookCrossing. Este movimento surgiu em 2001 nos Estados Unidos, está hoje presente em 130 países, e consiste em abandonar livros em diferentes pontos das cidades para que outros os possam encontrar, ler e voltar a abandonar, transformando o mundo numa enorme biblioteca.
Sendo a leitura, em grande medida, um ato realizado de forma solitária, em resposta à ausência ou virtualização das relações entre leitores associada ao BookCrossing, surgem as iniciativas de “Book Swap”, que promovem não só a troca de livros, como dão maior relevo à socialização e partilha cultural em contexto real, característica dos clubes de leitura tradicionais.
“Este evento, juntamente com as noites mensais de poesia e a fanzine com lançamento previsto para Fevereiro, refletem a dinâmica cultural do Praça 16, nomeadamente na área literária. Além disso, é uma iniciativa que nos dá um prazer enorme organizar pois constitui um pequeno contributo para o fantástico trabalho que a Obra Kolping tem vindo a realizar no acolhimento e edução de crianças e jovens”, sublinhou Pedro Cepeda, sócio e programador do Praça 16.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário