Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Perda de população nos concelhos do interior acentua-se

Entre 2011 e 2015, os concelhos do interior do país foram aqueles que apresentaram uma estrutura demográfica mais envelhecida. De entre eles, o concelho de Vinhais surge como um dos cinco municípios a nível nacional em que a população com mais de 65 anos representa aproximadamente 40 % da população.
Américo Pereira, autarca de Vinhais e presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes descarta responsabilidades das autarquias nesta matéria que, considera, até há bem pouco tempo tinham como tarefa quase exclusiva a satisfação das necessidades básicas das populações.

Para Américo Pereira, o paradigma mudou e uma das soluções, defende, é a aposta nos produtos endógenos, na sua transformação e comercialização.

“Surge agora um outro paradigma, o que é que as autarquias podem fazer pelo desenvolvimento económico do país e criação de riqueza e emprego”, refere.

Também no concelho de Vimioso, se confirma a perda de população, que em 2014 se cifrava em 4363, o que representa uma perda de 5,4% em relação aos censos de 2011.

Jorge Fidalgo, presidente da câmara municipal de Vimioso, faz uma leitura deste processo de desertificação.

“O envelhecimento da população é o problema mais grave dos nossos territórios, onde tanto dinheiro e investimento se fez em infraestruturas”,

Vários são os concelhos da região do nordeste que têm implantado algumas medidas de incentivo da natalidade e de fixação de pessoas e empresas. Vimioso é um deles, apesar de Jorge Fidalgo reconhecer que estas medidas têm um impacto limitado.

Vinhais, Vimioso, Alfândega da Fé e Mogadouro registam um decréscimo da população na casa dos 5%, acima da média dos concelhos de Trás-os-Montes, situada nos 3,9 %. 

Escrito por Brigantia.
Hélder Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário