Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Quarenta anos de poder autárquico assinalados por vários Municípios do distrito de Bragança

No dia em que se assinalaram 40 anos das primeiras eleições autárquicas, foram várias as autarquias do distrito que comemoraram a data. O primeiro escrutínio para órgãos autárquicos aconteceu a 12 de Dezembro de 1976, dois anos depois do 25 de Abril.Em Bragança o município promoveu uma gala que decorreu ontem à noite no Pavilhão Arnaldo Pereira.
Para o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, é uma homenagem justa, pois muito do foi conquistado para o bem das populações deve-se ao poder local. “Foi uma homenagem justa, uma homenagem merecida e que, se calhar, só peca por ser tão singela”, referiu o o autarca.

O presidente da Associação de Freguesias, a ANAFRE, fez questão de marcar presença, porque encontrou nesta cerimónia “uma das mais originais e completas”, uma vez que integrou na homenagem todos os presidentes de junta que foram eleitos a partir de 1976.

Paulo Cegonho relembrou a importância do trabalho feito pelas autarquias nestes 40 anos que mudaram a vida das populações. “Lembrar que o poder local não só deu coisas básicas às populações como o acesso à água, saneamento básico, à educação básica, aos caminhos, rodovias municipais com outra qualidade que não tinham… toda esta infra-estruturação básica do país permite-nos hoje ter uma componente social, cultural e económica mais forte, ligada ao poder local”,

Filipe Caldas cumpriu 6 mandatos na Junta de Freguesia de Salsas, no concelho de Bragança, e assume que os desafios de agora, são diferentes da altura em que se iniciou como autarca. Depois das infraestruturas básicas construídas, “a prioridade agora é a população envelhecida ao nível do apoio social”.

Também em Mirandela, Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo se assinalou a data com homenagem aos autarcas de 1976 a 2016. Destaque para a sessão de Mirandela em que foi atribuída a José Silvano, antigo presidente do município entre 1996 e 2011 medalha de ouro do concelho.

Também a este propósito, no átrio da Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo está patente a exposição “As Autárquicas de Ontem – 40 anos de Poder Local Democrático 1976 – 2016”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário