Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Câmara Municipal trabalha na eficiência da rede de abastecimento de água

O Relatório da Entidade Reguladora da Água e dos Resíduos alertou para a necessidade de otimização das redes de distribuição de água em Macedo de Cavaleiros, mas segundo a autarquia "os dados reportados pela ERSAR, referentes ao ano de 2015, carecem de atualidade, e não refletem o trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a realizar no combate ao desperdício de água".
Num comunicado enviado à comunicação social a câmara macedense diz que está a realizar uma "monitorização regular da sua rede", e que "tem efetuado um intenso esforço de investimento na resolução deste problema. Só para 2017, a Câmara Municipal realizará um investimento superior a 500 mil Euros na otimização da rede de abastecimento de água", salienta o comunicado. 

A autarquia admite a existência de um problema mas refere que "implementou um programa de deteção de anomalias nas redes de abastecimento de água em todo o concelho, com um sistema de deteção de fugas não visíveis. Tal orientação tem possibilitado, além de identificar situações de anomalia, proceder à imediata intervenção nas redes, no sentido de colmatar as perdas de água e assegurar os padrões de qualidade ao nível do abastecimento aos munícipes". 

Ainda dentro deste Plano Municipal de Otimização da Rede de Abastecimento de Água, a Câmara Municipal lançou recentemente um concurso para a elaboração de todo o cadastro da rede de água e saneamento no concelho, tendo já adquirido um software que possibilitará um controlo muito mais eficaz para a gestão da água, investimento que ultrapassa os 340 Mil Euros. O Plano prevê também o levantamento dos consumos não cobrados nos equipamentos municipais, nomeadamente os desportivos como o Pavilhão, Estádio ou as Piscinas Municipais, cujos consumos representam 5 a 10% do volume total do Município, o que corresponderá a uma verba entre os 70 e 80 Mil Euros anuais. 

Carlos Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, admite que, de facto, “em 2015, o valor era alarmante mas o programa de combate às fugas e perdas de água entretanto implementado já permitiu, de acordo com dados de fevereiro, uma redução das perdas na ordem dos 40%. Todo este este esforço com certeza que permitirá uma melhoria dos padrões de serviço a prestar aos Macedenses.”

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário