Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Já foi entregue a petição pela passagem do Museu do Abade de Baçal a museu nacional

Já foi entregue ao ministro da cultura, Luís Filipe Castro Mendes,  assinada por várias personalidades nacionais com ligações a esta região, no sentido de evitar que o Museu Abade de Baçal passe a ser responsabilidade de competência municipal e que passe a integrar a categoria de Museu Nacional.
São vários os museus regionais que o ministério da Cultura pretende que passem a ser competência dos municípios-sede e consequentemente enquadrados na categoria de museu municipal.
Esta é uma decisão que tem vindo a crescer gradualmente desde a crise que levou à extinção do Instituto Português de Museus.
O Museu do Abade de Baçal criado em 1915 é considerado uma referência cultural em toda a região devido ao valor de todo o espólio nele albergado.
Na petição é referido que se o museu passar para a tutela municipal “pode desencadear uma corrida ao espólio que lá é albergado e que pertence a outras instituições e municípios da região, assim como dos museus nacionais, que não desejam ver o seu acervo gerido na esfera municipal, ou de particulares que fizeram doações a instituição estatal, levando à separação das colecções e da exposição permanente e ao possível desaparecimento público desse património ”.
Por este e por vários motivos apontados nesta extensa petição os assinantes defendem que “Museu do Abade de Baçal – pela importância nacional e regional das suas colecções sempre em ampliação, pela importância do seu papel de agente cultural e pela importância simbólica do seu passado e do seu presente – reúne todas as condições para exigir a sua passagem urgente a Museu Nacional.”
Resta agora esperar pelo parecer do Conselho Nacional da Cultura e principalmente do ministério da cultura, responsável pela decisão. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário