Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Conselho Florestal do Nordeste discutiu formas de concretizar investimentos no sector

Debater a gestão florestal sustentável na região foi o objectivo da reunião do conselho florestal do nordeste que ontem se realizou no Instituto Politécnico de Bragança. É o terceiro encontro que se realiza no âmbito do projecto europeu SIMWOOD que é desenvolvido pelo IPB.
De acordo com o docente da Escola Superior Agrária de Bragança e coordenador do projecto, João Azevedo, destas reuniões foi possível concluir que o grande potencial florestal da região ainda não está a ser aproveitado.

“O sector está num estado de relativa estagnação, precisa de ser estimulado. As florestas da região têm enorme potencial para produzir bens e serviços que podem valorizar o sector e criar postos de trabalho que podem contribuir para a economia do país. O que estamos a tentar descobrir é a forma de juntar os ingredientes como a oferta de um conjunto diversificado de recursos com as oportunidades de financiamento, no sentido de dinamizarmos o sector”, destacou

O SIMWOOD é um projecto que desenvolve ferramentas, nomeadamente aplicações de telemóveis, que permitem avaliar por exemplo a sustentabilidade, e a melhor forma de rentabilizar os investimentos florestais.

“Ferramentas que permitem estimar dos povoamentos, os efeitos da gestão nos povoamentos, a quantidade de biomassa e as características da biomassa que pode ser extraída e permite também testar cenários em termos de aproveitamentos dos recursos florestais”, refere João Azevedo.

O director do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Armando Loureiro, foi um dos participantes na reunião até porque o serviço é um dos que pretende utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo projecto.

“Saíram coisas muito relevantes deste projecto e a nossa presença aqui é para declarar o nosso interesse nas tecnologias e ferramentas de gestão florestal que foram desenvolvidas por este projecto e envolvemos um conjunto significativo de técnicos na formação das várias ferramentas que aqui foram desenvolvidas”, garantiu.

O Conselho Florestal do Nordeste é um grupo informal de entidades e empresas ligadas ao sector florestal na região, que tem como objectivo contribuir para o fomento da actividade.

Na reunião de 2017, o desafio foi discutir formas de concretizar investimentos nesta área na região. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário